Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural > Arquivo de 2023

O Grupo Coral cantou e encantou.
O Coro do Grupo Desportivo, actuou no Auditório da Escola Superior Artística do Porto, como convidado, no Concerto do 19º Aniversário do Orfeão Portuscale. Participaram também o Orfeão de Ermesinde, o Orfeão Limiano (Ponte de Lima).
 
Pintura espanhola em Portugal (MNAA)
Muito se terá perdido, é certo, com o Terramoto, e o pouco que restou é agora apresentado no MNAA.
 
Workshop de artes decorativas
Desta vez iremos decorar uma caixa de madeira, que poderá utilizar como vaso para as suas plantas, ou para colocar os elementos que pretender.
 
Paródia Nacional
A “Paródia Nacional”, para além de fazer uma grande homenagem à caixinha mágica que continua a fazer-nos sonhar, é uma caricatura hilariante dos canais portugueses e das figuras mediáticas, não só da televisão, mas também da política, do desporto e ...
 
Sonho de Uma Noite de Verão
A conhecida e divertida comédia de Shakespeare, “Sonho de uma Noite de Verão”, será aqui apresentada numa versão musical. Temas portugueses, sobejamente conhecidos do grande público, serão interpretados com novos arranjos e integrados na história, ...
 
Um Homem Inofensivo
Renato acorda a meio da noite e sente a presença de um estranho em casa. O estranho é Rui, um homem que diz ter entrado apenas para sentir o silêncio da casa. Renato procura decifrar os verdadeiros motivos da vinda de Rui a sua casa. Não pode ter aparecido ...
 
Igrejas mais bonitas do Porto - 7.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 igrejas que vale a pena visitar.
 
A história da Igreja de São João da Foz do Douro
Convidamos os Associados para uma visita temática sobre a história da Igreja da Foz do Douro.
 
Trail do Empreendedorismo 2023
É uma corrida na natureza. As inscrições (gratuitas) estavam limitadas a 750 participantes, tendo esgotado logo no dia em que foram abertas.
 
Arcos de Valdevez e Alto Minho – a crónica
O “curtíssimo” fim-de-semana foi de passeio pela serra, apreciando as paisagens de cortar a respiração, de história, bons manjares, e boa dormida.
 
Caminhada Lisboa-Fátima – etapas 4, 5 e 6
Para a noite, ficam gravadas no coração de cada participante as suas intenções que os trouxeram a este local iluminado, pelos milhares de velas que acolhem a Procissão com a Nossa Senhora.

 
Fotografia Subaquática – Campeonato Nacional de 2023
A nossa dupla vai integrar a Selecção Nacional que representará Portugal no Campeonato Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquático, no próximo Outubro em Varadero – Cuba.

 
A bênção dos rebanhos
Crónica da visita guiada a Alenquer, uma visita totalmente diferente daquilo a que estamos acostumados.

 
Introdução à Arte – curso de pintura
O curso de pintura a óleo com a professora Eduarda é uma excelente oportunidade para quem quer aprender a técnica em óleo e criar belas obras de arte.

 
Ecovia do Rabaçal – Trilho de Valpaços
Obrigado a todos os caminheiros e colegas da organização, que estiveram impecáveis no acompanhamento, ajuda e resolução de todas as vicissitudes inerentes a uma magnífica caminhada como esta.

 
Em Cartaz
Confirme sempre junto do teatro as datas da realização dos espectáculos.
 
Passadiços do Mondego
Os Passadiços do Mondego situam-se no concelho da Guarda e estão inseridos num território reconhecido pela UNESCO como Geopark Estrela.

 
Caminhada nas Salinas do Samouco – a crónica
Melhor não podia ter sido: o convívio com a natureza, a calma, e o silêncio, que nos abraçou.

 
Workshop na Almirante Barroso
A proposta: uma capa que poderia servir para proteger livros, documentos, passaporte, ou para outro fim, e um caderno de notas com a capa também decorada com a mesma técnica.
 
No trilho da Sra. da Consolação - ADIADA
Percurso de pequena rota (PR), extensão de 12,5 km, de âmbito natural / paisagístico / cultural, de nível: fácil, tipo de terreno terra, caminhos rurais, caminhos em floresta, duração de 3 horas e meia, tipologia de percurso circular, ...
 
Na crista do risco – Arrábida
Percurso com cerca de 10km, de dificuldade alta, com uma duração de aproximadamente 5 horas, e com um desnível acumulado: +379m/–379m.
 
Visita à DST em Braga
As grandes histórias escrevem-se com valores no coração dos homens. Lançamos esta iniciativa fora do comum que é visitar empresas.
 
Oficina / Atelier do Canhoto e Olaria - Mafra
A proposta deste passeio é darmos a conhecer uma das muitas tradições artesanais, peças únicas de mobiliário indo-português, e de olaria.
 
Workshop - amigurumi
O amigurumi é uma técnica japonesa para criar pequenos e bonitos bonecos em croché ou tricô. Também pode ser usada para fazer objectos domésticos.
 
2.ª parte da ecopista do Tâmega
Trata-se de um percurso de pequena rota (PR), na extensão de 17 km, âmbito natural / paisagístico / cultural, de nível: fácil, tipo de terreno: pista
 
Museu do Oriente
Trata-se, é preciso dizê-lo, de uma instituição que é referência nacional na área museológica em Portugal, e, hoje, também internacionalmente reconhecido.
 
Percurso Navegantes e Baleeira – Azóia
Percurso com cerca de 8 km, de dificuldade média, com uma duração de cerca de 4 horas, e um desnível acumulado: +382m/–382m
 
Scrapbooking
Mais uma vez, um pequeno projecto para alegrar as nossas festas ou simplesmente para uma oferta diferente.
 
Mais um aniversário do Orfeão Portuscale
Neste ano vai ser a 16 de Setembro nas instalações da ESAP e podem ir assistir ao espectáculo e ou almoçar connosco.
 
Quinta da Ribafria
Percurso com cerca de 4km, de dificuldade fácil, e com uma duração de aproximadamente 3 horas.
 
Museu Ferroviário no Entroncamento
Do Porto ao Entroncamento para visita ao Museu Nacional Ferroviário, uma das melhores colecções de património ferroviário da Europa, verdadeiros tesouros nacionais – máquinas que trilharam os caminhos da história.
 
Porto - Fátima - 7.ª etapa
Mais uma volta, mais uma etapa e lá estávamos nós quase todos, sim quase todos, porque alguns resolveram ir fazer teatro.
 
Porto - Fátima - 8.ª etapa
Esta era para ser a etapa, onde está o sorriso da Catarina, mas mudou de nome logo a seguir.
 
Porto - Fátima - 9.ª etapa
Depois de uma 8ª etapa atribulada, atípica e muito abençoada pela chuvinha, arrancamos nós, como habitualmente, da estação das sete bicas, criteriosamente às 7.30h da manhã.
 
A Rota dos Túneis
No coração de uma paisagem deslumbrante, onde a natureza e a engenharia se encontram harmoniosamente, encontra-se o lendário Camino de Hierro, um trilho que serpenteia por vales e montanhas, oferecendo aos aventureiros uma experiência única.
 
Caminhada Rota dos Túneis
No fim de semana de 13 e 14 de Maio participámos numa experiência incrível explorando o Douro Internacional e o Parque Natural das Arribas do Douro, percorrendo um dos mais incríveis trilhos da Europa: a famosa Rota dos Túneis.
 
Caminhada Lisboa-Fátima – etapas 1, 2 e 3
O destino é o caminho com tudo o que o caminho tem.
 
Porto Fátima – 6.ª etapa
Neste percurso aconteceu um pequeno percalço, a queda da Ondina! Prontamente assistida pela Sónia, com recurso ao seu spray milagroso, ora não estivéssemos nós na rota das Carmelitas e na presença de uma técnica superior de diagnóstico!
 
Via Mariana
Parta connosco à descoberta da Via Mariana Luso-Galaica, Sameiro – Muxía – Finisterra, em 18 etapas.
 
Sobre a visita guiada à Fábrica da Portucel
Foi sem dúvida um dia de semana bem passado, tanto pela surpresa que nos causou, como pela cultura, pois não fazíamos ideia de como era feito o papel que praticamente usamos todos os dias.
 
Crónica da visita guiada ao Museu de Art-Déco
As peripécias em torno das colecções de Joe Berardo não nos impediram de fazer mais uma simpática visita.
 
A 5.ª visita às mais bonitas igrejas do Porto
Realizou-se mais uma visita guiada às igrejas do Porto, sendo a escolhida para este dia de visita a Sé do Porto. Situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.
 
Porto-Fátima – 5.ª etapa
Nova caminhada; nova viagem. Desta vez, da Mealhada até Coimbra. O dia começou cedo, e, ainda sem qualquer café no estômago, já estávamos nas Sete Bicas, ponto de encontro. O tema do dia foi o catalisador que um “arranjadinho”...
 
Porto-Fátima – 4.ª etapa
Nunca a expressão «Pelos caminhos de Portugal» fez tanto sentido. Durante a nossa quarta etapa do percurso até Fátima, partimos de Águeda e acabámos na Mealhada. Mas para recordar, temos de voltar atrás.
 
A caminhada da Fonte da Telha à lagoa de Albufeira
Como esperávamos, valeram a pena os 15 km feitos da caminhada, e o tempo também ajudou.
 
A visita guiada a Mértola e Mina de S. Domingos
Na manhã de 25 de Março rumámos a Mértola, que, de Mirtilis Julia a Martulá, passando por capital de um pequeno emirado (taifa) até aos nossos dias, guarda nas suas ruínas a prova de todas estas influências.
 
Mais uma caixa de scrap
A partir de 7 de Maio começam os workshops com inscrições gratuitas.
 
A 4.ª visita às mais bonitas igrejas do Porto
Mais uma visita com o tema «Igrejas do Porto», mas desta vez foi na Afurada, tendo como guia a Cátia, e como fotágrafa, a Marisa…
 
A 2.ª visita às mais bonitas igrejas do Porto
Nesta 2.ª visita juntaram-se cerca de 30 participantes ávidos de cultura e conhecimento, junto à Capela-Farol de S. Miguel-o-Anjo, no Passeio Alegre, na Foz do Douro, para uma visita à Igreja Matriz e Paroquial de São João Baptista da Foz do Douro, ...
 
Ecopista do Tâmega – Percurso de Amarante
Foi com a bênção de São Gonçalo que partimos do Porto em direcção ao centro da cidade de Amarante e nos dirigimos para o ponto de partida do percurso da Ecopista do Tâmega, que se situa a poucos metros do edifício da antiga estação de caminhos-de-ferro.
 
Porto-Fátima – 3.ª etapa
7.30h, mais uma etapa, com partida das Sete Bicas; desta vez é a terceira etapa, com início em Pinheiro da Bemposta e fim em Águeda.
 
Exposição de Pintura em Lisboa
O Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco BPI convida-o a visitar mais uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das aulas de pintura, que promove.
 
Escola Superior Artística do Porto
40 anos ao serviço do ensino artístico universitário. Através do protocolo celebrado com a CESAP, todos os membros podem usufruir de um desconto de 10% nas propinas de frequência dos cursos de licenciatura, de mestrado, das pós-graduações e dos cursos livres.
 
Trilho do Arquinho - Ecovia do Rabaçal
Percurso é designado por PR2, da Praia Fluvial a Vilela, contudo só iremos percorrer parte do mesmo.
 
Em Cartaz
Confirme sempre junto do teatro as datas da realização dos espectáculos.
 
A caminhada às Grutas de Sintra, da Loba e de Porto Covo.
Eram mais de 40 participantes. A Alice Santos escreveu uma crónica sobre a caminhada com a sua opinião e resolveu juntar-lhe os pareceres do David, da Cecília e do João Pedro.
 
Arcos de Valdevez e o Alto Minho
A paisagem é imponente (miradouros, ribeiros, passadiços, pontes medievais), mas o património construído não lhe fica atrás…

 
Baía da Cova – Sesimbra
Pelas 9.30h recebemos o briefing da caminhada junto ao Forte de Sesimbra, e seguidamente partimos em direção à costa Este de Sesimbra, eramos um pouco mais de 30 participantes, mas todos com um único objetivo, de chegar ao fim de 9 kms.
 
No trilho da Sra. da Consolação às margens do Cávado
Respeite a natureza, as gentes e os lugares. Descubra este percurso e surpreenda-se com tudo o que tem para lhe oferecer.
 
A Bênção dos Rebanhos
Tão perto e tão longe de Lisboa, a região de Alenquer conserva ainda um património histórico, natural e antropológico que importa conhecer.

 
Salinas do Samouco
O trilho do flamingo é um percurso singular, com cerca de 4,7km, e de dificuldade reduzida.
 
Comporta - a Pérola do Sado
Desta vez, vamos partir em direcção à península de Tróia, num percurso de cerca de 13km, de dificuldade moderada, que nos levará ao coração da reserva do estuário do Sado.
 
Casa- Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Quem agora evocamos é Anastácio Gonçalves (1888-1965), grande oftalmologista cuja dedicação ao prazer estético foi tão grande que morreu, literalmente, a sós, no hotel, depois de uma cansativa visita ao Hermitage de São Petersburgo.
 
De Miradouro em Miradouro
Desvendaremos algumas das melhores panorâmicas sobre Lisboa, sobre o rio Tejo e a parte mais oriental da cidade.
 
Workshop de artes decorativas
Os workshops de artes decorativas estão de volta à Almirante Barroso. E não poderíamos recomeçar da melhor forma!
 
Caminhada Rota dos Túneis
No fim de semana de 13 e 14 de Maio, vamos visitar o Douro Internacional e o Parque Natural das Arribas do Douro e percorreremos um dos mais incríveis trilhos da Europa, a famosa Rota dos Túneis
 
Dia Mundial do Teatro
De 20 a 27 de Março vá ao Teatro e o Grupo Desportivo comparticipa o valor dos bilhetes em 50%. Veja as condições.
 
Ecopista da Linha do Tâmega
Trata-se de um percurso com início em Amarante e fim em Lourido, na distância de 16,733 km, tipo de percurso linear e de dificuldade fácil.
 
Grutas de Sintra – Loba e Porto Covo
Lançamos mais um desafio para os amantes das caminhadas, desta vez pelos trilhos mais icónicos da Serra de Sintra, com um percurso de cerca de 15 km.
 
Prepare-se para uma reforma ativa!
Curso com duração de 118 minutos, totalmente online, podendo ser realizado em data à sua escolha.
 
Orfeão Portuscale
Mais uma vez convidamos toda a gente a vir experimentar cantar connosco. Os ensaios são à terça-feira por volta das 18.00h, com o maestro Hélder Magalhães
 
Porto – Fátima – 2.ª etapa
De Lourosa até Pinheiro de Bemposta (cerca de 27 km). Na véspera o IPMA alerta para chuva forte e persistente no litoral a norte do cabo Mondego, entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado.
 
Porto-Fátima – 1.ª Etapa
Sé do Porto / Lourosa – 03-12-2022 – E cá estávamos nós, de volta aos caminhos… desta vez, dos que nos levam a Fátima.
 
Em Cartaz
Confirme sempre junto do teatro as datas da realização dos espectáculos.
 
Baía da Cova – Sesimbra
Percurso com cerca de 9 km, de dificuldade média, desnível acumulado de +485 m/–486 m, e uma duração de sensivelmente 4 h.
 
Mértola e São Domingos
É sempre bom voltar a Mértola: há coisas novas para ver, a gastronomia alentejana é o que se sabe e as paisagens continuam intocadas.
 
Passadiços do Mondego
Nas proximidades da cidade da Guarda, com início na barragem do Caldeirão e fim em Videmonte, na distância de 12 km, tipo de percurso linear e de dificuldade média.
 
Visitas ao Porto
Trimestralmente os sócios e familiares são convidados a visitar a Invicta. Começámos em Braga e desta vez partimos de Bragança.
 
Forte de São Lourenço da Cabeça Seca, ou do Bugio
Hoje é um destino abandonado, mas sempre alvo da maior curiosidade. Fomos lá há muitos anos e foi um sucesso. Vamos tentar repetir a experiência, se o mar e o tempo ajudarem
 
Scrap is back
Após alguns anos de interregno, em 2023, para começarmos o ano em grande e um novo ciclo, o Grupo Desportivo tem o prazer de informar que o scrap está de volta ao Porto, com workshops presenciais nas instalações do Grupo Desportivo.
 
Igrejas mais bonitas do Porto – 5.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 igrejas que vale a pena visitar.
 
Igrejas mais bonitas do Porto – 4.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 igrejas que vale a pena visitar.
 
Da Fonte da Telha à lagoa de Albufeira
Percurso com cerca de 15 km, de dificuldade média e uma duração de aproximadamente 5 h.
 
Fábrica de papel da Portucel
Utilizamos papel em todos os momentos da nossa vida, mas além de umas noções genéricas sobre a sua origem, desconhecemos o seu processo industrial de produção.
 
Igrejas mais bonitas do Porto – 2.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 igrejas que vale a pena visitar.
 
Igrejas mais bonitas do Porto – 3.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 Igrejas que vale a pena visitar.
 
Igrejas mais bonitas do Porto - 6.ª visita
Venha ao Porto conhecer algumas das mais de 180 igrejas que vale a pena visitar.
 

Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos