Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
7
2
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Porto-Fátima – 4.ª etapa
Saída de Águeda rumo à Mealhada

O ponto de encontro foi nas Sete Bicas às 7.30h de sábado dia 4 de Fevereiro. Foi daí que o autocarro nos levou até Águeda, onde chegámos às 8.30h. A primeira coisa que fizemos foi tomar café – e a história caricata começa aqui. Atrás do balcão daquele estabelecimento estavam quatro pessoas, o que nos fez pensar que o atendimento seria bom e rápido. No entanto, a confusão que ali se instalou...! Um dos exemplos foi com o pedido, pedimos uma nata, pagámos uma nata e trouxemos duas. Sorte a nossa.

Depois do pequeno-almoço atribulado, demos início à nossa caminhada por volta das 8.50h e se até àquele momento se faziam sentir 3 graus, logo na primeira subida ficámos a suspirar e com o corpo quente.

À nossa volta, perdíamos a vista aos campos cobertos de geada, e às 10.33h parámos para novo café, em Aguada de Baixo, uma pequena freguesia no concelho de Águeda. Ao chegar, um cartaz que anunciava a promoção “5 pães, 97cêntimos” fazia-se ver ao longe. A paragem foi rápida, e rapidamente seguimos caminho. Passámos pelas Caves São João, fundadas em 1920 por três irmãos e que se mantêm até hoje como o negócio familiar mais antigo ainda em actividade no concelho de Anadia; pela estrada real e pela Quinta da Grinja.

Pelo caminho, conhecemos todos os cantos e recantos. Vimos a Fonte do Coito, em Avelãs de Caminho.

Ao almoço, parámos para almoçar no parque urbano de Anadia, terra onde José Cid viveu a vida praticamente toda. Naquele espaço, além de comer, convivemos e divertimo-nos no slide que o parque oferecia.

Depois de almoço voltámos a ter uma subida acentuada que começou na antiga fábrica da Sachs em Monte Crasto.

Por volta das 15.00h, já estávamos na Mealhada, onde ficámos, no parque da cidade, até às 16 horas, e quase todo o grupo ia com vontade de comer as famosas sandes de leitão de que se tinha falado ao longo de toda a viagem, e outros queriam uma cerveja.

No final, foram ao Nélson, que foi antipático e deu a sensação de que não queria vender.

Ao longo deste dia, fizemos cinco horas de caminho a pé, com o sol a acompanhar e a permitir um maior convívio.

Agora, vemo-nos no dia 18 de Fevereiro para a próxima etapa, entre a Mealhada e Coimbra.

Por Ondina Couto, 12-05-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos