Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Vinhos e Sabores >

imprimir
Sumos Hidratantes e Bronzeadores
Ter saúde é uma sapiência longa e multifactorial

Viver um Verão em pleno e aproveitar o melhor desta estação tem algumas nuances que todos devíamos saber. Li algures por aí que «o Sol será sempre quente, e o sal, sempre salgado», e continuam, em qualquer parte do mundo, a ser essenciais à vida humana. Mas também lhe conhecemos todos os malefícios que lhes estão associados quando os consumimos em excesso.

O segredo é a alma do negócio! E neste segredo, uma vez mais, a medicina ayurvédica continua a ser a mãe sábia, para podermos desfrutar de todos os benefícios do Verão, ao dar-nos a conhecer a vida que somos. E esta vida é aquela que se expressa desde que nascemos, através do maior órgão do corpo humano: a pele.

Na edição passada, referi que um conceito muito importante para o ayurveda é a teoria tridosha – Vata, Pitta e Kapha – os três grandes biótipos que habitam em nós e nos definem em atributos muito diferentes; por isso, a nossa pele não é toda igual.

Aqueles que têm constituição Pitta, são os mais intolerantes ao sol, com pele branca/ avermelhada, com sinais, quente e meio oleosa. Os de constituição Kapha têm um tipo de pele fria, húmida, grossa e com edema, enquanto a pessoa em que predomina o dosha Vata, tem uma pele seca, fina, fria, áspera e desidratada.

Ter saúde e um bronzeado sustentável passa por nutrir e hidratar cada biótipo com recursos diferentes, seguindo a lógica do antidoto das suas características ou atributos opostos, como por exemplo, recomendar um óleo natural de sésamo, que é quente, denso, muito nutritivo e hidratante para uma pessoa do biótipo Vata.

Para Pitta, que já tem uma pele quente, meio oleosa e sensível ao calor, é mais aconselhado um óleo de coco, que possui qualidades mais frescas, leves e calmantes.
E por sua vez Kapha, que já tem uma pele tipicamente oleosa, é a que menos necessita de grandes cuidados de hidratação. O óleo de milho, sésamo ou mostarda em pequenas quantidades são boas opções.

A melhor forma de aplicar estes óleos é através das massagens terapêuticas de oleação profunda – Abhyanga e Shiroabhyanga, que devem ser prescritas e realizadas por terapeutas e técnicos de medicina ayurvédica.

Por outro lado, quando falamos de nutrir e hidratar não falamos só por fora. Todos os tecidos do corpo devem estar bem hidratados para um bom estado de saúde, e para tal, a alimentação é a chave. A pele precisa de se proteger da radiação solar também com vitaminas, como os carotenos. Estes convertem-se em retinol ou vitamina A na parede instestinal, onde o seu consumo em quantidades generosas confere à pele uma pigmentação amarelada/alaranjada com um efeito protector cutâneo equivalente a um creme solar.

Os carotenos encontram-se em muitos vegetais e exercem múltiplas funções de protecção. Os que existem em maior quantidade no sangue humano, como resultado de uma dieta equilibrada, são: betacaroteno, alfacaroteno, luteína, zeaxantina, licopeno e a criptoxantina.

Os três primeiros podem transformar-se em vitamina A no organismo e podem encontrar-se nas cenouras e em hortaliças. Os tomates, a melancia e a beterraba, que são produtos de excelência do Verão, também têm grandes doses de licopeno. O pigmento vermelho destes alimentos não se pode transformar em vitamina A no organismo, mas é o caroteno com maior capacidade antioxidante, para neutralizar radicais livres.

Na dieta de Verão, devem também predominar as hortaliças cruas, para assim aproveitar todas as suas qualidades nutricionais, em especial os minerais, que costumam perder-se na cozedura. Estas hortaliças são uma boa fonte de minerais, muito necessários pelo efeito alcalinizante que exercem no sangue e nos tecidos do nosso organismo. Neste grupo de alimentos não devem faltar as algas, as verduras do mar, que aportam uma grande quantidade de minerais.

Embora estes alimentos sejam bons e recomendados pelas suas propriedades reconhecidas e comprovadas, diz a medicina ayurvédica que nem todos são os mais indicados para os diferentes biótipos, ou doshas. E a ciência-mãe tem sempre razão.

Conhecer os alimentos mais adequados para a nossa constituição pode ser um verdadeiro desafio, mas garanto-lhes que faz todo o sentido começarmos a estar atentos a tudo o que é bom para cada um de nós.

Sendo assim, aqui fica um pequeno apontamento em relação a frutos, vegetais e leguminosas mais adequados para cada biótipo:

Consultar receita em anexo.

Por António Rosa, 19-08-2023



Anexos:

Bronzeado ayurvédico




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos