Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Vinhos e Sabores >

imprimir
Essência do Vinho – Porto - edição de Verão 2021
No Palácio de Cristal no Porto

De 2 a 4 de Julho, a cidade do Porto vai poder estar ao vivo na estreia de um novo evento.

Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão é uma forma descontraída de mostrar os vinhos de 150 produtores, nacionais e internacionais, numa programação que contempla ainda provas comentadas, restaurantes e sessões de cozinha ao vivo. Ao ar livre, com restrições de lotação e cumprindo as directrizes de segurança e higiene da Direção-Geral da Saúde.

Entre novidades e vinhos de fazer sonhar, os visitantes poderão actualizar-se quanto aos vinhos do momento. Melhor ainda, o cenário de apreciação é ao ar livre, no inconfundível Jardim das Camélias do Palácio de Cristal, local que permite uma panorâmica única sobre a zona ribeirinha e a foz do rio Douro, sem esquecer o pôr do sol com a ponte da Arrábida, de Edgar Cardoso, a traçar o horizonte visual.

Ainda no capítulo do vinho, a programação inclui uma dezena de provas comentadas, conduzidas por enólogos, produtores e pelos provadores da Revista de Vinhos.

Chakall e Restaurantes

Na Concha Acústica do Palácio de Cristal, o verdadeiro espectáculo terá o chefe Chakall como protagonista. As sessões de cozinha ao vivo realizam-se diariamente, pelas 19.30h (dia 2), 16.30h e 19.30h (dia 3), 16.30h e 18.30h (dia 4). Serão receitas fáceis de executar em casa, com o twist a que o chefe do turbante nos habituou.

Em funcionamento permanente, quatro espaços de restauração permitem petiscar ao longo da visita: Sagardi; Praia da Luz & Luis Américo; Dona Maria/The Lodge Wine And Business Hotel; Espumantes da Bairrada & Ostras.

Condições de acesso:

A entrada é gratuita com aquisição obrigatória de copo de provas Riedel, no valor de 5 euros, e inclui duas degustações de vinhos.

O Grupo Desportivo reembolsa 2,50 euros aos sócios contra a apresentação da prova de compra do copo Riedel (de compra obrigatória).

O acesso ao evento implica ainda a realização de um teste à Covid-19 (4 euros por teste), disponível no local ou, em alternativa, a apresentação de um dos seguintes documentos:

1. apresentação de Certificado Digital Covid;
2. comprovativo de teste PCR negativo realizado nas últimas 72h;
3. comprovativo de teste rápido antigénio realizado nas últimas 48h.

Por Pedro Ferreira, 2-07-2021

Programa

2 de Julho - apresentam-se os vinhos da coleção “Poças Fora da Série” (18.30h), interpretações alternativas de castas e formas de elaboração de vinhos no Douro pela já centenária Poças Júnior. No mesmo dia (20.30h), a Global Wines desafia a uma viagem pelo Alentejo, Bairrada e Dão na sessão “Vinhos 19|90 uma viagem por três regiões”.

3 de Julho - a tarde inicia-se com uma incursão pelo território-mãe de uma das grandes castas brancas do nosso país através da prova “Vinhos Verdes Alvarinho de Monção e Melgaço” (12.30h). A seguir (15.00h) atravessamos o Atlântico na prova “Vinho Madeira, a expressão de um vinho vulcânico”. A curiosidade aguça para ficarmos a conhecer e provar os vinhos dos vencedores de nova edição do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão 2021” (17.30h). Ao início da noite (20.30h) decorrerá a sessão de entrega de prémios do “Concurso Mundial de Bruxelas” aos vinhos portugueses representados no evento que obtiveram as melhores considerações naquela competição internacional.

4 de Julho - Quinta da Biaia, Ribafreixo e Global Wines mostram “Vinhos Bio e Vegan” (12.30h). Qual enredo de Camilo, a prova “Amor de Perdição: Vinhos do Dão & Chocolate” (15.00h) promete tornar-se uma tentação. “A diversidade de Santa Vitória” (17.30h) guia-nos por uma extensa e multifacetada herdade do sul do Alentejo, que produz vinhos bastante versáteis. E a fechar (19.30h) provam-se “Os Melhores Verdes 2021”, recentemente eleitos.
As inscrições para participação neste conjunto de provas comentadas estão sujeitas a lugares limitados e poderão ser realizadas online, em www.essenciadovinhoporto.com.




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos