Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Vinhos e Sabores >

imprimir
Sopa Rica do Mar
Bom apetite! E continuem seguros.

O Verão chegou. E como é habitual todos os anos, aproxima-se o período de férias, idas à praia e convívio com os amigos. No entanto, neste ano vamos viver um Verão diferente.

Tal como referi na última edição, a pandemia covid-19 teve uma evolução positiva, mas não estamos em franca recuperação.

O processo de desconfinamento trouxe novos contágios e surtos localizados todos os dias, que podem atingir proporções de maior gravidade se neste Verão nos esquecermos das nossas responsabilidades sociais. Depois de muito tempo de restrições, é saudável que voltemos a estar com os nossos, a conviver e a celebrar a vida com amigos, mas cumprindo sempre com as recomendações da DGS.

Evitem grupos de convívio muito grandes e desfrutem de tudo de forma responsável. E como neste Verão devemos dar preferência aos almoços e jantares em casa, a minha sugestão é uma sopa rica do mar. Aromas fortes e mediterrâneos, esculpidos num caldo delicioso, que perfuma uma selecção de peixes e marisco, tornando esta sopa uma iguaria memorável e inesquecível.

Bom apetite! E continuem seguros.

Ingredientes (6 pessoas)
Use uma cataplana ou um wok para cozinhar esta sopa.
500g de 2 ou 3 peixes (tamboril, cação, robalo, salongo ou outro à sua escolha)
300g de mariscos (mexilhões, camarões, berbigão, camarão e amêijoas)
1 cebola média + 4 dentes de alho + 1 folha de louro + azeite qb
½ pimento vermelho cortado em pequenos pedaços
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 colher sopa de vinagre balsâmico
Pimenta-de-caiena e cominhos
200 g de polpa de tomate
1 lt de água
1 molho de coentros frescos
180 ml de massa cotovelinhos

Preparação
Refogue bem em azeite a cebola, o alho picado, o louro. Acrescente o pimento bem picado, a massa de pimentão, o vinagre balsâmico e aromatize com a pimenta e os cominhos. Deixe apurar bem e acrescente a polpa de tomate.

Acrescente a água e o marisco e deixe ferver por 2 minutos.

Junte a massa e os peixes, e deixe cozinhar por 10 minutos. No fim, apague o lume e espalhe por cima os coentros frescos. Deixe a repousar a cataplana fechada durante 5 minutos antes de servir.

Por António Rosa, 3-07-2020




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos