Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
7
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
À conversa com… Sofia Lucena Vieira Marques
Criou o programa BPI Voluntariado

Em Portugal, ainda nova, aprendeu a tocar piano e praticou ballet durante vários anos.

Licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e tirou uma pós-graduação em Gestão Bancária no ISG.

Entre outras coisas, no seu dia-a-dia, a Sofia gosta de ler, passear, fazer voluntariado e conviver com a família e os amigos. Sempre que possível tenta ter o sol e o mar presentes no seu dia, pois estas são duas das coisas que lhe trazem mais energia.

Vê na Praia Grande a sua segunda casa, uma vez que é aí que passa as suas férias desde pequena.

Tem 4 maravilhosos filhos, que são o seu grande orgulho, e para tornar a família mais completa tem uma labradora cor de chocolate, Cuca, que enche a casa de mimos!

Desde cedo, seguindo o exemplo dos seus pais, levou os filhos a participar consigo nas iniciativas de voluntariado em que se envolvia. Estes valores, como a ajuda ao próximo, são para a Sofia fundamentais para que, em conjunto, se possa proporcionar a todos uma sociedade mais justa e mais equilibrada.

Teve contacto directo com o trabalho excepcional que diversas instituições de solidariedade fazem na sociedade, permitindo-lhe estar mais perto daquilo que gosta de fazer, e perceber de que forma as pessoas podem ter impacto na sociedade, seja através de iniciativas sociais, seja através de iniciativas ambientais.

Em Março de 2021 deu início ao programa BPI Voluntariado, em plena pandemia, o que foi um enorme desafio, principalmente porque antes o voluntariado se fazia com proximidade, junto das pessoas e nas instituições, o que já não era possível, agora, uma vez que de repente estavam todos em casa. Rapidamente surgiram dois segmentos que necessitavam de ajuda: as crianças e os jovens que tinham sido afastados da escola, e os seniores, que foram isolados em casa e em lares.

O BPI Voluntariado tem desenvolvido várias iniciativas ao longo do ano, tendo tido o seu ponto alto em Outubro de 2021 (7 meses após o arranque), quando se realizou a I Semana do Voluntariado, que foi um êxito, com mais de 1300 voluntários envolvidos em mais de uma centena de iniciativas.

O BPI Voluntariado foi premiado pelas suas boas práticas pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) 18 meses depois do lançamento do programa, o que foi muito gratificante porque se estava a concorrer com empresas que fazem voluntariado há 10, 15 e 20 anos. Foi um bom reconhecimento daquilo que se fez até então.

Ao ter uma postura de grande dinamismo e proactividade é natural que a Sofia se sinta muitas vezes uma mulher realizada. É que mobiliza milhares de colaboradores/voluntários para promover um programa muito enriquecedor, em que, de cada vez que se participa numa iniciativa, se percebe logo que estamos a contribuir para o bem-estar de alguém ou do ambiente. Com frequência se sente de coração cheio, porque sente que trabalha para um propósito comum.

Neste tipo de experiências, é muito fácil nós percebermos que recebemos muito mais do que aquilo que oferecemos, e esses são valores e princípios que movem a Sofia como pessoa e como colaboradora do BPI.

Por Rui Duque, 14-05-2024



Anexos:

Entrevista a Sofia Lucena Vieira Marques




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos