Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
7
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Vinhais é a capital do fumeiro
Entre passear e degustar os produtos locais

No dia 10 de Fevereiro nada nos demoveu na ida à descoberta dos paladares, dos cheiros, dos cantares e das danças, e das tradições das terras de Vinhais.

Saímos pela manhã, numa tranquila viagem de autocarro com o arco-íris a surgir entre o céu e as montanhas, como se nos indicasse o tesouro de que íamos à descoberta.

Numa primeira paragem – para esticar as pernas –, na bela cidade de Vila Real, não resistimos à tentação de nos deliciarmos com os tradicionais salgados e doces da Pastelaria Gomes.

Retomámos a estrada, com belas paisagens de encantar, mesmo com a chuva lá fora a fazer os verdes brilharem ainda mais, pelos seus salpicos.

Chegados a Vinhais, já se sentia no ar a agitação das gentes da terra, num corre-corre de manter a tradição e a popularidade da feira do fumeiro.

O contacto com barraquinhas e espaços bem maiores – onde tudo o que nos rodeava é tradição, onde tudo foi feito com toda a paixão transmitida de geração em geração – deixou-nos deslumbrados.

Deliciámo-nos com bons pratos tradicionais, como o cozido, a alheira, e outros mais, típicos da gastronomia da região, acompanhados por bom vinho.

Não resistimos em trazer para casa alguns dos enchidos, queijos e doçarias, para, num almoço de domingo em família, relembrarmos o belo passeio à feira do fumeiro de Vinhais, rodeado por belíssimas paisagens.

Enquanto passeávamos pelas barraquinhas, ouvimos os cantares transmontanos com músicos vestidos a preceito, pela arte de tecelões e artesãos da região.

E que belos cantares ouvimos!!!

E como faz parte da tradição, lá fomos nós, pés a caminho ver a pega dos machos, que estavam com pouca vontade de se pegarem, mas com mais vontade de estarem em tranquilidade e em paz e sossego.

Hora de voltar, mesmo querendo ficar.

Numa viagem bem serena de volta, já fatigados de vista e de pernas, sentimos que foi um dia bem passado, apesar da chuva e do frio.

Até à próxima… e que seja para breve!!!

Por Joana Alves, 12-05-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos