Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
7
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Gastromanias
Francesinha

Parece haver um consenso em atribuir esta invenção a Daniel David Silva um minhoto das Terras de Bouro que após ter estado emigrado na Bélgica foi parar a um Restaurante na Rua do Bonjardim no Porto de seu nome “Regaleira”, por volta de 1950.

Consta que a criação da mítica Francesinha à moda do Porto terá sido por volta de 1952 e que na sua forma original era servida com bife de perna de porco assada em pão bijou. Esta terá sido inventada logo após ao fracasso de tentar implementar “croque monsieur” junto dos portuenses, uma sandwich francesa feita com presunto e queijo derretido.

Reza a história que o nome Francesinha deve-se ao facto de Daniel David Silva afirmar que: “A mulher mais picante que conheço é a francesa” ou talvez pela sua inspiração ter sido na culinária gaulesa.

Restaurante do trimestre:
Restaurantes DOTE (7 restaurantes em Lisboa e 1 restaurante no Porto)

História: Com raízes no Norte do país, a DOTE estreou-se em Lisboa em 2009. Inicialmente com um conceito baseado na francesinha típica do Norte, o DOTE conquistou rapidamente a capital, sendo hoje uma marca bastante sólida no mercado, detendo sete espaços em Lisboa. O ano de 2023 marca a estreia da marca na cidade “Invicta”, com o DOTE Cervejaria Moderna Porto.

Apresentação ****
Porção servida ****
Qualidade Ingredientes *****
Genuinidade *****
Avaliação Global ****/*


Preço da dose: Várias opções de Francesinhas desde 13,95 a 17,50 euros
Preço de sócio: Várias opções de Francesinhas desde 8,37 a 10,50 euros (40% de DESCONTO!)

Como reservar e obter o desconto?
Peça o seu voucher ligando para o Grupo Desportivo 92 578 47 18 ou 21 723 42 13. O voucher é enviado por SMS para o número móvel que indicar. O SMS deve ser mostrado no restaurante, no ato de pagamento. Desconto de 10% aplicado pelo restaurante. Restantes 30% de desconto via reembolso pelo Grupo Desportivo, após envio da fatura para o Grupo Desportivo Sul (Código Corresp:1077), onde conste obrigatoriamente o NIF do Grupo Desportivo BPI 505065681 e no verso nome completo ou número de Sócio. Desconto incide apenas sobre o prato em destaque. Válido no período 01/05/2024 a 31/07/2024 independentemente do n.º de doses ou pessoas.

Localização e contatos:
Lisboa: Alvalade, Av. República, Barata Salgueiro, Odivelas, Cais do Sodré, Parque das Nações
Porto: Junto à Câmara Municipal
Website: https://dote.pt
Horário: 12.00h às 00.00h | Não encerra

Receita de Francesinha
Inspirada no site agendaculturalporto.org
Região: Porto

Ingredientes (4 Pessoas)

4 fatias de pão de forma
8 fatias de queijo
bifes de vaca pequenos
2 salsichas de preferência frescas
2 linguiças de preferência frescas
4 fatias de fiambre
Sal e pimenta q.b.
Molho:
1 Cebola e 3 dentes de Alho
4 dl de cerveja
Tomate maduro ou polpa de tomate
0,5 dl de brandy
0,5 dl de Vinho do Porto
Vinho Maduro Branco
Vinho Verde Tinto (opcional)
Molho Inglês, Mostarda, Colorau, Salsa, louro
1 colher (sopa) de farinha maizena
Aparas de Gordura ou um cubo de caldo Carne (opcional)
Leite q.b.
Sal e piri-piri q.b.

Preparação

Molho: descasque a cebola e o alho, pique-os grosseiramente, deite para um tacho, entretanto, junte azeite, louro, colorau e a salsa leve ao lume e deixe refogar por 10 minutos. Adicione o tomate maduro ou polpa de tomate, as aparas de gordura ou o caldo de carne, as bebidas, molho inglês, mostarda e deixe ferver. Em seguida dissolva a farinha maizena num pouco de leite com o propósito de cortar a acidez e engrossar o molho. Dessa forma junte ao tacho, em fio e mexendo simultaneamente. Retifique o sal, tempere com piri-piri, mexa. Logo depois passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

Montar a francesinha: Sobre uma fatia de pão de forma ligeiramente torrado coloque o fiambre, o bife, uma camada de linguiça e salsicha previamente grelhadas e por fim outra fatia de pão. Finalmente cubra o conjunto com 4 fatias de queijo, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.
Nota: Acompanhe com Batata Frita aos palitos.

Dicas Gastromanias:
Eventualmente pode juntar no recheio da francesinha outro tipo de embutidos da sua preferência como Paio do lombo, Mortadela, Bacon, etc. Finalize com um ovo estrelado no topo da francesinha.
Em alternativa ao arroz, pode servir-se numa travessa com fatias de pão por baixo e batata cozida.

Por Pedro Ferreira,1-05-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos