Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Festas de S. Bartolomeu na Foz do Douro
Cortejo de Trajes de Papel

As festas em honra de S. Bartolomeu, na Foz do Douro, perdem-se nos tempos.

Mais recente, mas já a completar quase um século de existência, o Cortejo de Trajes de Papel depressa se tornou o ponto mais alto desta popular romaria portuense.
Ter-se-á iniciado nos anos 30 do século passado, com uma brincadeira organizada nas praias da Foz por um banheiro conhecido por Costa Padeiro, utilizando o papel para “vestir” personagens que interpretavam alegremente cenas do quotidiano, terminando o espetáculo com um animado banho no mar (que, segundo a crença popular este “Banho Santo” purifica corpo e alma, afugentando o diabo).

O costume enraizou-se e hoje o Cortejo de Trajes de Papel é um acontecimento incontornável na Foz do Douro e na cidade do Porto, chamando até si muito público das mais diversas paragens. Começa pela escolha de um tema, passa pela cuidada confeção dos trajes em papel e outros adereços, culminando tudo com o desfile dos figurantes por algumas ruas da Foz e que termina com o característico e sempre animado “Banho Santo” nas águas do Oceano Atlântico (Praia do Ourigo), onde muita dedicação, esforço e tempo despendido se desfazem alegre e coloridamente em segundos.

Esta tradição, com as suas caraterísticas muito próprias, não tem igual em qualquer outra geografia. Por isso, atualmente, está a decorrer um processo de candidatura a Património Imaterial da Unesco.

Sabemos que ao longo da sua história, o Cortejo de Trajes de Papel também contou com a participação ativa de alguns colegas nossos. Este ano, a Direção do Grupo Desportivo lança um desafio aos seus Associados. Quem estiver interessado em viver por dento esta experiência única, participando como figurante no próximo Cortejo a realizar no dia 25 de Agosto de 2024, pode inscrever-se por email (norte@gdbpi.pt) para a Secretaria do Grupo Desportivo.

O tema deste ano está relacionado com os Jogos Olímpicos. Vamos dar força à candidatura a Património Imaterial da Unesco para que esta tradição saia vencedora.

Por Direcção Regional Norte, 5-03-2024

Programa

Podem inscrever-se para figurantes e para apoio na confecção dos trajes.
Existe a possibilidade da frequência de um curso pós laboral de modelação e confecção (gratuito).

Realização:
25 de Agosto
Inscrição até:
24 de Maio
Ponto de encontro:
Orfeão da Foz do Douro
Hora:
7.30h
Recomendações:
faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt

Levar muita alegria para o cortejo e não esquecer o fato de banho para ir ao banho santo.
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos