Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Volta a Portugal ... sem sair do Sofá - 2ª etapa
Saída de Tavira

Cidade por grandeza dos tempos idos, Tavira está situada no lado oriental do Algarve, a meia distância entre o Cabo de Santa Maria e a foz do rio Guadiana. Dista dois quilómetros do mar e está implantada nas margens do estuário do rio Gilão, que une os dois lados da cidade por uma bela ponte romântica composta por sete arcos.

Esta cidade é um lugar perfeito para passear, já que conta com um encantador Centro histórico composto por um labirinto de becos pavimentados que escondem bonitos jardins e praças arborizadas, igrejas e casas apalaçadas. A cidade também conta com um pequeno porto de pesca e um moderno mercado.

A tradição local afirma que, no castelo, existe uma moura encantada que todos os anos, na noite de São João, aparece a chorar o seu destino. Ela seria a filha de Aben-Fabila, o governador mouro que, quando Tavira foi conquistada pelos cristãos, desapareceu por artes mágicas, depois de encantar a filha. Afirma-se que ele pretendia retornar para reconquistar a cidade e assim resgatar a filha, mas nunca o conseguiu.

Para além de um vasto património cultural, Tavira possui um riquíssimo património natural, no litoral, barrocal e serra.

A variedade de ecossistemas e habitats existentes no concelho compreendem uma grande diversidade de espécies animais e vegetais que constituem uma riqueza ecológica muito significativa e um potencial ambiental com elevado valor.

O litoral do concelho de Tavira está integrado no Parque Natural da Ria Formosa, que constitui uma das áreas mais importantes do país para as aves migratórias, com particular destaque para as limícolas e alguns anatídeos.

Por Rui Duque, 7-03-2021



Anexos:

Perguntas

Regulamento

Lista de Prémios




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos