Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Pão de Aveia e Alecrim
Como portugueses, adoramos pão à refeição

Uma das maiores ameaças de uma dieta equilibrada é o pão! Como portugueses que somos, adoramos pão a qualquer refeição – e se for saloio ou regional, a tentação é mais que muita, e a resistência a não comer é quase nula. No entanto, existem alternativas para podermos efetuar uma substituição perfeita em algumas refeições, sobretudo ao pequeno-almoço.

Desvalorizada durante muitos anos por alguns países, onde era utilizada apenas como alimento para animais, a aveia tem características que lhe conferem o título de superalimento. Com um perfil nutricional invejável, este cereal é uma excelente fonte de energia, pelo facto de reforçar o sistema imunitário e ajudar a evitar doenças cardíacas e também a diabetes.

Contém ainda um alto teor de fibra, o que produz uma acção reguladora do trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, enquanto impede a proliferação de células cancerígenas no cólon.

Por sua vez, a sua aromatização com alecrim é perfeita. Esta erva medicinal mediterrânica é um excelente fitoterápico pelas suas substâncias bioativas, estimulando os neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.

Em suma, um óptimo alimento em alternativa ao pão tradicional e muito fácil e rápido de fazer.

Bom Apetite!

Ingredientes (4 pães)

•110 g de farinha de aveia
•50 g de água (4 colheres sopa)
•4 colheres café de fermento em pó
•4 alhos picados
•alecrim fresco picado
•4 ovos médios
•sal q.b.
•azeite q.b.

Preparação

1.Compre uma embalagem de flocos de aveia. Para fazer a farinha, introduza no copo da Bimby, e durante 1 min aumente a velocidade gradualmente até à vel. 10. Repita o processo, se necessário, até obter uma farinha fina. Guarde dentro de um frasco de vidro para utilizações futuras.
2.Introduza todos os ingredientes no copo da Bimby, excepto o fermento, e programe 1 min., vel. 3.
3.Divida a massa em porções iguais por 4 tigelas e adicione uma colher de café de fermento em cada uma e mexa apenas com uma espátula até envolver.
4.Aqueça uma frigideira de 14 cm de diâmetro, untada com azeite. Quando estiver quente, deite o conteúdo de uma porção e deixe cozer em lume brando 1 minuto de cada lado.
5.Pode consumir simples ou rechear com doces ou salgados a gosto.

Por António Rosa, 4-05-2019




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos