Revista Impressos Quero ser Sócio Área Pessoal Galeria Biblioteca Pesquisa Newsletter

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Ano Novo, Paladares Novos!
Bacalhau Indy na Abóbora

O tempo frio é a altura típica de pratos mais sofisticados, quentes e aromatizados.

O Bacalhau Indy na Abóbora é um novo conceito de degustação, aliando o “fiel amigo” tão utilizado na cozinha tradicional Portuguesa aos aromas intemporais quentes e intensos indianos, descobertos no passado por Mongóis e Britânicos e que ainda hoje são uma referência nas cozinhas internacionais.

Além do seu sabor indubitavelmente marcante, os benefícios da abóbora para a saúde são muitos. Além das vitaminas A e do complexo B, a abóbora e as suas sementes têm uma quantidade razoável de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, condicionando positivamente o nosso estado de humor, sono e apetite.

Dê cor, sabor e calor ao seu Inverno.

Ingredientes:

- 1 abóbora menina com 3kg (aprox.)
- 800 g de água
- 3 dentes de alho
- 50 g de azeite
- 8 camarões grandes com casca
- 150 g de miolo de camarão
- 400 g de tomate pelado
- 75 g pimento vermelho
- 1 cebola
- 20 g de coentros
- 250 g de queijo Emental ralado
- 200 g leite de coco
- 2 iogurtes naturais
- 1 colher café de cominhos, açafrão e caril
- 400 g de bacalhau desfiado demolhado
- sal e pimenta q.b.

Preparação:

- Lave a abóbora e corte uma tampa na parte superior. Coloque-a com a abertura para baixo na Varoma e cubra com folha de alumínio (sem tampa da Varoma). Deite a água no copo, coloque a Varoma em cima e programe 25 Min/Varoma/Vel 3.
- Retire parte da polpa da abóbora, de modo a que fique com cerca de 4 cm de espessura e reserve.
- Coloque no copo seco o alho e pique 6 Seg/Vel 5. Adicione o azeite e refogue 5 Min/Varoma/ Vel 1. Junte os camarões grandes com casca e programe 5 Min/100º /Colher inversa/ Vel. Colher. Retire os camarões e reserve.
- Coloque no copo o tomate, os pimentos, a cebola e os coentros e pique 15 Seg/Vel 7. Programe 7 Min/ Varoma Vel 1. Junte o queijo (deixando uma parte para polvilhar por cima), os iogurtes, o leite de coco, o bacalhau, o miolo de camarão, a polpa de abóbora reservada, o sal, a pimenta e as colheres de cominhos, açafrão e caril e programe 20 Min/ Varoma/ Colher Inversa / Vel 1.
- Rectifique os temperos (em caso de querer intensificar o aroma de alguma especiaria em particular), coloque na abóbora, polvilhe com o queijo restante e leve ao forno apenas para gratinar o queijo. Enfeite com os camarões grandes e sirva de preferência com arroz basmati.

Feliz Ano Novo e Bom Apetite!

Por António Rosa, 6-02-2015




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos