Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Caminhada Rota dos Túneis
Um dos mais incríveis trilhos da Europa

No fim de semana de 13 e 14 de Maio participámos numa experiência incrível explorando o Douro Internacional e o Parque Natural das Arribas do Douro, percorrendo um dos mais incríveis trilhos da Europa: a famosa Rota dos Túneis.

No Sábado, visitámos as Bodegas del Pulijón em Fermoselle, conhecida como o pueblo das 1000 bodegas, com o guia Rafa, que nos mostrou algumas dessas bodegas. Fermoselle é famosa pela sua tradição vinícola e pudemos mergulhar nesse mundo, explorando as instalações, aprendendo sobre os processos de produção e degustando vinhos excepcionais.

Após a visita às bodegas, desfrutámos de um delicioso almoço no Restaurante Espanha. Como entrada, apreciamos cogumelos salteados, que estavam incrivelmente saborosos. Em seguida, optamos pelas carrileras de vitela como prato principal. As carrileras estavam suculentas e macias, com um sabor irresistível. Foi uma refeição verdadeiramente satisfatória, complementada pela hospitalidade e ambiente acolhedor do restaurante.

Após o almoço de Sábado, tivemos uma visita guiada à Casa do Parque - Centro Interpretativo do Parque das Arribas do Douro. Durante a visita guiada, aprendemos sobre a formação geológica única que deu origem às Arribas do Douro e como o rio moldou a paisagem ao longo do tempo. Os guias apresentaram-nos a flora e fauna locais, destacando a riqueza e a importância desse ecossistema para a preservação da biodiversidade. A visita guiada à Casa do Parque acrescentou uma camada de conhecimento e compreensão à nossa experiência no Parque das Arribas do Douro. Foi fascinante descobrir a história e a importância desse patrimônio natural, ao mesmo tempo que nos conectávamos mais profundamente com a beleza e a diversidade do local.

No final da visita à Casa do Parque, seguimos em direção a Freixo de Espada à Cinta, com uma paragem no Miradouro do Colado. Nesse local, tivemos a oportunidade de nos divertir no baloiço e maravilhar-nos com a deslumbrante paisagem que se estendia diante de nós. As vistas panorâmicas do Miradouro do Colado proporcionaram-nos momentos de pura contemplação da beleza natural ao nosso redor.

Após aproveitarmos esse momento de descontração e apreciação, continuamos a nossa jornada em direção ao Hotel Freixo Douro Superior, onde ficámos hospedados.
Nos quartos confortáveis e bem equipados, pudemos descansar e recarregar as energias após um dia cheio de aventuras e descobertas. O ambiente acolhedor e os serviços oferecidos pelo hotel garantiram uma estadia agradável.

Passamos a noite em Freixo de Espada a Cinta, preparando-nos para a emocionante jornada do domingo. Partimos do hotel às 6.15h com um pequeno-almoço portátil, prontos para percorrer os 17 km da Rota dos Túneis. Ao longo do percurso, fomos desafiados pelas pontes suspensas em desfiladeiros impossíveis, maravilhados com as paisagens que faziam parte de um ecossistema único e encantados com a penumbra dos túneis perfurados na rocha. Essa caminhada ao longo da antiga linha ferroviária proporcionou uma experiência inesquecível, combinando a adrenalina das 10 pontes suspensas algumas delas projetadas pela famosa escola de Eiffel em desfiladeiros desafiadores com a aura de mistério dos 20 túneis que nos esperavam.

Caminhar pelos túneis perfurados na rocha, com apenas a luz das lanternas para nos guiar, proporcionou uma sensação única de descoberta. Cada passo adiante revelava novos trechos escuros e misteriosos, criando uma atmosfera envolvente e excitante. Ajudados pelas lanternas, pudemos apreciar as características únicas dos túneis, como as paredes de pedra e os detalhes da construção. A cada túnel que atravessávamos, maravilhávamo-nos com a engenhosidade e a habilidade necessárias para criar essas passagens subterrâneas.

Foi uma jornada que despertou todos os nossos sentidos e que nos permitiu conectar profundamente com a natureza e com um ambiente único. Cada passo aproximava-nos do nosso destino, Barca d'Alva, onde seríamos recompensados com um almoço típico no restaurante Bago d'Ouro.

Chegámos ao restaurante por volta das 13 horas e desfrutámos de entradas com fatias de presunto e queijo de ovelha, abrindo caminho para o prato principal: vitela assada no forno, suculenta e saborosa. Foi uma refeição autêntica e reconfortante, complementada pela hospitalidade local.

Após o almoço, retornamos ao Porto, encerrando a nossa aventura por volta das 19 horas.

O fim de semana foi uma experiência memorável, repleta de descobertas, paisagens deslumbrantes e sabores deliciosos. Visitámos as Bodegas de Fermoselle, exploramos a Rota dos Túneis, aprendemos sobre a tradição vinícola local e deliciámo-nos com a gastronomia típica da região. Voltámos para casa com boas lembranças e uma profunda apreciação pela natureza e cultura do Douro Internacional. Foi um fim de semana verdadeiramente inesquecível.

Por Paula Vieira, 26-05-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos