Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cultural > Arquivo de 2015

Workshop de Bijutaria
Aprenda a conhecer os materiais e as técnicas adequadas à elaboração das peças. Inscreva-se neste workshop.
 
Palacete do Torel e Igreja da Encarnação
Lisboa é conhecida pelas suas sete colinas, e o Torel Palace situa-se numa delas, entre a glamourosa Avenida da Liberdade e o imponente Castelo de São Jorge.
 
A República das Bananas
A Revista, como o Fado, constitui parte da nossa identidade cultural e é sem dúvida o espectáculo preferido do público português. La Féria deu-lhe a qualidade e a espectacularidade dos grandes musicais da Broadway.
 
Exposição Itinerante de Fotografia
A Exposição Itinerante de Fotografia chega ao fim e estará até ao Natal no Bar do Grupo Desportivo, na Praça do Município, 2º andar, depois de ter visitado 10 salas de refeições em Lisboa e Porto.
 
Exposição Josefa d’Óbidos
Pintora barroca, uma das raríssimas artistas portuguesas da época, que não se limitou às imagens de devoção que na verdade a tornaram famosa.
 
Árvore de Natal decorada a preceito
Desta vez, vamos criar uma pequena árvore de natal que irá certamente abrilhantar a casa.
 
El Greco no Museu Nacional Arte Antiga
Visita à Exposição Temporária. Dois em um…nesta visita propomos dois apontamentos no Museu Nacional Arte Antiga.
 
Enfeites de Natal
É um desafio que lançamos. Inscreva-se neste workshop e venha realizar os enfeites da sua árvore deste ano.
 
Centro de mesa de Natal
Inscreva-se neste workshop. Tudo fica ao sabor da sua imaginação! Desfrute do seu arranjo, porque queremos que tenha um Natal à medida do seu afecto!
 
Iniciação ao tricot
Com os conhecimentos adquiridos é só escolher um novo projecto… e aventure-se.
 
A arte da maquilhagem
Sorteio de bolsa com maquilhagem, no valor de 90 euros, entre as participantes
 
Visita à freguesia de Miragaia, Parte II
Miragaia é a única freguesia do chamado Centro Histórico cujo território se situa fora da velha Cerca Fernandina. A origem da palavra «Miragaia» é algo nebulosa.
 
Capela ou Redoma
Vamos realizar dois trabalhos que podem ser considerados obras de arte do artesanato, pela sua beleza decorativa e riqueza de pormenores.
 
Visita à freguesia da Vitória, Parte II
Como vimos na 1ª parte da visita a esta freguesia, a freguesia da Vitória nasceu em 1583 com o desmembramento da freguesia da Sé, da qual se foi tornando aos poucos a grande rival.
 
A Cantora Careca
Em “A Cantora Careca”, Ionesco traz-nos a história de duas famílias inglesas do pós-Guerra, decadentes e pertencentes à burguesia
 
"Don Giovanni ou O Imorigerado Imortal"
Don Giovanni tem a vida que sempre sonhou. Sedutor irresistível, ateu convicto, semeia sem dó um amor infértil, deixando milhares de mulheres (só em Espanha foram 1003) a suspirar por uma paixão que nunca será correspondida
 
Lisbon Story Center e Capela de São Roque
O Lisbon Story Center é um centro interpretativo da história da cidade de Lisboa localizado na Praça do Comércio, e a Capela de S. Roque faz parte do Arsenal da Marinha.
 
Atelier In-a-Box
Atelier In-a-Box é uma proposta de iniciação à prática das artes plásticas, concebida em particular para adultos sem qualquer formação ou experiência artística.
 
Museu dos Coches de Lisboa
Outros, mais simples, estão no entanto carregados de história, como a carruagem onde foi assassinado o rei D. Carlos, ainda com os buracos das balas do Buíça.
 
Exposição Itinerante de Fotografia
A Exposição Itinerante de Fotografia está agora no Largo Jean Monnet, nº 1, Piso -1, em Lisboa, depois de ter visitado a sala de refeições da Rua Braamcamp, em Julho/Agosto.
 
Visita à Sé, Parte II
Vamos dar início a um novo ciclo de visitas guiadas. Começamos precisamente pela mesma freguesia da Sé, com que iniciámos este tipo de eventos.
 
D. Loya e o fimo amestrado
A prática consiste na elaboração de puzzles em forma de cilindro, de cuja secção se pretende um determinado padrão.
 
Fame! Fame! Fame!
Com músicas intemporais, Fame! Fame! Fame! é um novo musical que conta com 8 actores, 4 bailarinas e uma banda ao vivo com 5 músicos. Uma grande produção para este Verão!
 
Don Giovanni
Don Giovanni tem a vida que sempre sonhou. Sedutor irresistível, ateu convicto, semeia sem dó um amor infértil, deixando milhares de mulheres a suspirar.
 
Um fim de época em Portalegre
Uma visita inesquecível à manufactura das famosas tapeçarias, produto de (alto) luxo único no mundo.
 
Pelas linhas de Torres (Vedras)
Descobrimos o Hospital Militar de Runa, edifício neoclássico pioneiro no assistencialismo moderno em Portugal e na Europa.
 
Haliotis Adventure – Photo Competition
Competição de fotografia subaquática composta por três etapas, incluindo uma etapa nocturna.
 
Passeio a Lisboa
Foi com enorme prazer que passámos um belíssimo fim-de-semana no chamado Triângulo Dourado.
 
Museu da RTP
Esta visita ao Museu da RTP foi sobretudo a visita das nossas memórias.
 
I Concerto da Primavera
O Coro do Grupo Desportivo actuou no I Concerto da Primavera, organizado pelo SBSI, e foi muito aplaudido, quer pela qualidade da interpretação quer pela escolha das peças.
 
De regresso ao antigo balcão
Este evento é já considerado um marco na vida cultural do Grupo Desportivo, não só pela crescente qualidade das obras expostas, mas também pelo cada vez maior número de visitantes.
 
As nossas obras
No nosso último workshop das quartas-feiras o trabalho realizado foi um colar e uma pulseira de fio de arame revestido prateado.

 
Calendário das Visitas Guiadas 2015/2016
Esperamos por si, com a certeza de que se vai sentir bem na nossa companhia e com as propostas que lhe sugerimos.
 
Cidade de espiões
Lisboa era provavelmente o único local na Europa onde ambos os lados se encontravam em total igualdade de circunstâncias.
 
Exposição Josefa d’Óbidos
No Museu Nacional de Arte Antiga a exposição Josefa d’Óbidos e a Invenção do Barroco Português respeita a toda a cultura visual, religiosa e literária do barroco português.
 
Só se eu quiser
A peça relata um doente em fase terminal confrontado com a solidão e a inevitabilidade da morte.
 
As Raposas
A acção desta peça de 1939, transportada para os nossos dias, salienta as paixões desencadeadas pela ânsia de poder e de dinheiro e questiona os valores que regem as sociedades globalizadas em que vivemos.
 
Pocilga
A obra de Pasolini que o encenador John Romão e o seu Colectivo 84 quiseram homenagear por ocasião dos quarenta anos da morte do poeta, escritor e cineasta italiano.
 
Exposição dos trabalhos dos Alunos
A Exposição foi inaugurada no dia 22-06 com grande sucesso, um beberete e a surpreendente actuação de um grupo de colega,s a tocar cavaquinho.
 
Exposição Itinerante de Fotografia
A Exposição Itinerante de Fotografia voltou a Lisboa, à sala de refeições da Rua Braamcamp, nº 11, até ao final de Junho.
 
A arte na Praça do Município
Irá inaugurar-se em Lisboa, no próximo dia 22 de Junho, pelas 17.00h, mais uma exposição, dos trabalhos dos cursos de formação artística promovidos pelo Grupo Desportivo.
 
Bilingue
"Bilingue" é o espetáculo inaugural do "NÓS - território (es)cénico Portugal Galicia", um projeto do grupo de Teatro Palmilha Dentada, com o objetivo de aproximar alunos de teatro de Portugal e Galiza.
 
Cursos de Formação Artística
Vão decorrer de 1 de Julho e até 15 de Setembro as inscrições para os cursos de formação artística, época de 2015-2016. Consulte o programa e o regulamento em anexo. Encontrará igualmente o programa do curso de fotografia.
 
O Porto e o S. João
Porque estamos no mês do S. João, é muito oportuno fazermos um regresso ao passado e revisitarmos o que era e como se festejava o S. João, há 100 anos atrás.
 
Gulbenkian Música
A variedade da temporada de música da Gulbenkian manifesta-se através dos ciclos que formam o mosaico da oferta aos diferentes públicos.
 
Origami modelar – nível II
Na sua forma mais simples, aparecem como um conjunto de flores de papel que formam uma esfera.
 
Mima-Fatáxa
Após uma nova incursão na obra de Álvaro Lapa, Barulheira estreou-se no passado mês de Abril, no Mosteiro de São Bento da Vitória, João Sousa Cardoso reinterpreta o seu mais recente espectáculo, sobre Almada Negreiros.
 
Bijouteria em filigrana
A utilização de arame para fazer bijutaria é algo que pode ir do muito simples ao muito complexo.
 
Portalegre à vista
Um fim-de-semana com grande interesse histórico e cultural, que pretendemos dar a conhecer de forma serena e descontraída.
 
Notícias do coro
Como sempre, e em actuações futuras, esperamos a vossa comparência entre os assistentes.

 
Manhã na Igreja de S. Vicente
Pudemos visitar alguns dos seus espaços menos conhecidos, o Panteão Régio e passear nos terraços recentemente abertos ao público.

 
No Museu da Marioneta
Juntar diferentes gerações num mesmo espaço e com um objectivo comum foi o nosso plano, e na minha opinião… um sucesso!

 
As Linhas de Torres (Vedras)
A dois passos de Lisboa encontramos as famosas linhas de Torres – terras férteis pinceladas com muita cor, a costa atlântica ao sabor das ondas, rica em gastronomia e gente que o acolhe de braços abertos.
 
Origami – nível I
O origami – a partir de oru, dobrar; e kami, papel – corresponde principalmente à criação escultórica de animais, objectos ou plantas.
 
D. Loya e o Fimo amestrado
A prática consiste na elaboração de puzzles em forma de cilindro, de cuja secção se pretende um determinado padrão.
 
Memória do curso de Tango
Os alunos começaram desde zero e aprenderam os passos básicos do Tango Argentino, passos que mais tarde lhes permitiram movimentar-se a dançar numa pista de dança
 
Amor e Informação
Amor e Informação, que nos chega pelas mãos de João Lourenço e do Teatro Aberto, é um exemplo maior do talento da dramaturga britânica para dramatizar as ansiedades e as preocupações da contemporaneidade.
 
A noite das Mil estrelas
O novo espectáculo de Filipe La Féria, é a história do Casino Estoril dos anos trinta à actualidade, revisitando a História de Portugal do séc. XX aos nossos dias.
 
As três (velhas) irmãs
As Três (Velhas) Irmãs – Uma Memória de Tchékhov é um espectáculo-homenagem que se constrói em dois níveis de representação: a ficção do texto e a ficção da realidade ou a autorrepresentação.
 
Exposição Itinerante de Fotografia
Depois de alguns meses a Norte, nas salas de refeição, que no Porto o permitiram, a Exposição Itinerante de Fotografia voltou a Lisboa, à sala da Almirante Barroso, até ao final de Maio.
 
Craquelê para principiantes
O craquelê é uma técnica de pintura muito utilizada por quem trabalha com artesanato em madeira.
 
Não sabe costurar? Não tem importância!
A imaginação não tem limites, e a criatividade também não.
 
50 Sombras
Irreverente, divertido, desinibido, com algum látex e sem meias medidas... ou cheio delas!... 50 Sombras é uma comédia BDSM: Bombasticamente Divertida, Sexy e Musical!
 
Portugal à Gargalhada
Revista - musical onde serão criticados os últimos acontecimentos político-sociais do nosso país com humor, muita música e alegria
 
Freguesia de Nevogilde
Visita guiada pela história portuense. Entre Matosinhos e a Foz
 
Workshop de Artes Decorativas
São muitas as designações que podem dar-se aos Registos Religiosos. Há quem lhes chame Memórias ou Saudades ...
 
À espera de Godot
À espera de Godot, de Samuel Beckett. Nesta versão, Vladimir e Estragon são deliberadamente deslocados para a classe média. O Grupo tem ingressos disponíveis com 30% de desconto
 
Freguesia de Aldoar
A freguesia de Aldoar é a mais rural da cidade do Porto. Historicamente todo o território de Aldoar e não só, esteve na posse da Ordem de Malta, tendo colocado marcos a demarcar a área. O único marco que ainda é visível está no Parque da cidade.
 
Caminhada em São Pedro do Sul
PR3 Rota da Cárcoda. Variante com +/- 10 Km.
 
Joalharia de origami
Fique atento aos próximos workshops, com os quais iremos encerrar este ciclo:
– Em 30 de Maio – Origami – Nível I (para crianças)
– Em 27 de Junho – Origami Modelar – Nível II
 
A Velha
Uma das mais bem sucedidas personagens de César Mourão está de volta e, desta vez, para ficar. Para ficar num Hospital!
 
Pirandello
Pirandello não é um espetáculo de Pirandello. Não é a encenação de uma peça de teatro escrita por Pirandello. Também não se trata de uma biografia de Pirandello Mas é a história de um homem inventado por Pirandello no livro Ele Foi Mattia Pascal, ou O Falecido Mattia Pascal...
 
Artes Decorativas
À Quarta-feira, uma vez por mês, das 10.00h ás 18.00h, um grupo de sócias tem vindo a participar em workshops de artes decorativas, dedicados à elaboração de registos ou memórias e presépios de lapinha.
 
Gala Ballet
Integrado nas comemorações do dia Mundial da Dança, a Classic Stage apresenta um grandioso espetáculo do Russian Classical Ballet, sob a direcção artística de Evgenya Bespalova.
 
O Coro
A convite dos Serviços Sociais da Administração Pública
 
Visita ao Museu da RTP
Uma visita à história da rádio e da televisão em Portugal, numa animada sessão em que percorremos não apenas os progressos técnicos das caixinhas que mudaram o mundo.
 
O Fim das Possibilidades
"O Fim das Possibilidades" nasce a partir da imaginação do dramaturgo Jean-Pierre Sarrazac e tem encenação de Nuno Carinhas, director artístico do TNSJ, e Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha.
 
Furoshiki – Ciclo Japão
Furoshiki é uma técnica japonesa, de nós em tecidos para transportar objetos. Seja ecológico, adopte esta arte amiga do ambiente e descubra tudo o que ela tem para oferecer.
 
Hippotrip…uma aventura anfíbia em Lisboa
Passeio fantástico para realizar em família e que esperamos se volte a repetir. Até lá sugerimos que vão treinando para gritarem bem alto “Hippo, Hippo…Urray”
 
S. Vicente de Fora e Fundição Militar
Para muitos, S. Vicente é a mais bela das igrejas de Lisboa. Mesmo que o não seja, é com certeza uma das mais monumentais, a par dos Jerónimos ou da Sé Catedral.
 
Proposta simples, resultado surpreendente
Mais uma tarde divertida no Grupo Desportivo
 
Calendário das actuações do coro
Se gostas de cantar e cantar em coro, se pensas que te enquadras, estamos lá para te receber de braços abertos.
 
Exposição de bordados
Exposição de bordados, nas instalações do Grupo Desportivo no Porto. Para a próxima época ainda existem algumas vagas. Se gosta e quer ocupar uma parte do seu tempo, então inscreva-se.
 
XXII Encontro de Coros Bancários
A próxima actuação do Coro do Grupo Desportivo está agendada para dia 10 de Abril no Concerto de Primavera
 
Freguesia de Lordelo do Ouro
A freguesia de Lordelo do Ouro só em 1836 é que foi anexada ao Porto. Tal como a sua congénere de Massarelos, também Lordelo esteve sempre ligada às lides fluviais. Dos seus estaleiros saíram muitas das embarcações construídas nos séculos XVIII e XIX.
 
Mafra e Ericeira
No âmbito das visitas «Gastronomia via ferrovia» visitámos o convento de Mafra, um edifício grandioso e único monumento nacional em estilo barroco.
 
Ovos da Páscoa em família
Não venha sozinha, traga também os mais pequenos da família, e divirtam-se numa tarde cheia de ovos da Páscoa
 
Amor e Informação
Ama-se e deixa-se de amar, perde-se a memória de quem se amou, recorda-se os tempos do amor, faz-se o luto, vai-se à procura da intensidade do sentir longe da civilização, tem-se uma paixão virtual difícil de explicar, idolatra-se uma estrela até à loucura.
 
Silvia
Um hilariante espectáculo, do conceituado dramaturgo A. R. Gurney
 
Medite através da feltragem
Considerada uma arte meditativa, a feltragem traz a vantagem acrescida de diminuir o ritmo da mente e desenvolver a capacidade de concentração e criatividade.
 
Zerlina
A peça, com o nome da personagem principal, é uma estreia e parte da narrativa "A Criada Zerlina" do filósofo e romancista austríaco Hermann Broch – uma das maiores figuras do Modernismo.
 
Caixa cartonagem
Neste workshop iremos utilizar tecidos para forrar a nossa caixa.
 
Tango é sensualidade! Descubra porquê.
A origem do Tango encontra-se na área de Rio da Prata - América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.
 
Sabe costurar? Não precisa.
A imaginação não tem limites, e a criatividade também não.
 
Uma aventura em Lisboa
O Hippotrip faz o que mais nenhum veículo consegue fazer, permitindo-lhe que explore Lisboa por Terra e por Mar durante um percurso guiado muito cativante e cheio de diversão.
 
Freguesia de Massarelos
Freguesia ribeirinha por excelência, desde sempre ligada às lides da pesca. A freguesia foi sendo terra de gentes ligadas ao rio, depois ao bacalhau. Hoje a freguesia é um misto de popular (zona ribeirinha) e elitista (como as zonas de Guerra Junqueiro e Campo Alegre.
 
Formação de auto-maquilhagem
Aprenda a utilizar os acessórios de maquilhagem com o Grupo Desportivo.
 
Conimbriga
Crónica de uma viagem anunciada pelo Grupo Desportivo. Tropas veteranas com alguns novos reforços, marcharam em direção à mui vetusta cidade de Conímbriga.
 
Museu da Carris
Desta vez não fugimos dos “picas” da Carris nem andámos à pendura nos eléctricos, aventuras que quase todos conhecemos. Pelo contrário, ficámos a conhecer a história centenária da Companhia.
 
Mosteiro e colégio das meninas de Odivelas
Fundado por D. Dinis em terras régias, doado à Ordem de Cister, o Mosteiro de Odivelas tornou-se um dos mais importantes conjuntos monásticos portugueses, tendo o rei decidido fazer-se ali tumular, no primeiro grande monumento funerário do gótico português
 
Freguesia de Campanhã
Viagem a um outro Porto. Aqui não temos arquitectura especial, o ambiente é essencialmente o rural. A estação de comboios passa por ser o emblema desta freguesia.
 
Museu da Marioneta
Esta será uma visita diferente, onde se misturam gerações e o resultado final vai deixar recordações principalmente nos mais pequenos.
 

Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos