|
|
Página Inicial > Vinhos e Sabores >
Primavera – Verão – A Renovação da Saúde Integral Consciente
Conheça tudo o que está ao seu alcance para se reequilibrar e ter saúde
Viver a mudança das estações pode parecer simples e despreocupante, mas é mais complexo e desafiante do que imaginamos. A maior parte de nós – sobretudo na altura da Primavera e do Outono – sofre alterações fisiológicas, como alergias do tracto respiratório, irritações cutâneas, hipersensibilidades, entre outras sintomatologias.
Também é verdade que nesta transição somos mais expostos às irregularidades constantes das temperaturas, e toda a vulnerabilidade que daí advém para a nossa saúdem sobretudo para desequilibrar os nossos doshas Vata, Pitta e Kapha – a tríade que, segundo a Medicina Ayurveda, os define como os princípios biológicos do corpo que caracterizam a nossa essência há mais de 5000 anos.
A Primavera chega com a luz e o calor, que vêm derreter o muco e as toxinas que acumulamos durante o Inverno e começam a espalhar-se pelo corpo, bloqueando os canais microcirculatórios responsáveis por transportar os nutrientes para as células e os resíduos para fora delas. Este bloqueio provoca-nos cansaço, lentidão, inércia física, mental e espiritual, tornando o nosso raciocínio mais lento, pesado, pouco reactivo e muito propenso a outros desequilíbrios. Por isso, é o momento exacto para fazer uma desintoxicação e recuperar energia e vitalidade.
Todos sabemos que a alimentação é uma variável importantíssima para a saúde, mas a Medicina Ayurvédica, no seu sábio conceito milenar indiano, desde sempre defende uma saúde integral consciente, numa equação equilibrada e multidimensional, onde o todo é mais valioso que a soma das partes. Por isso, considera também as técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia como método de prevenção, diagnóstico e tratamento. No entanto, há dicas e conselhos que podem ser gerais para todos:
Alimentação de Primavera ♦Opte por alimentos quentes, leves e cozidos. ♦Evite alimentos enlatados, congelados, processados e bebidas frias. São de difícil digestão e contribuem para a acumulação de toxinas. ♦Não misture na refeição fruta crua. Esta tem um timing de digestão completamente diferente do dos restantes alimentos; e ao fazermos esta mistura, irá haver fermentação e formação de toxinas. ♦Escolha pratos vegetarianos, evitando carne, peixe, lacticínios e ovos, por serem de difícil digestão. ♦Frutos leves, legumes e grãos integrais – ameixa, figo, maçã, pêra, abacaxi e papaia. Legumes de folhas verdes, couve-de-bruxelas, repolho, bróculos e couve-flor. ♦Consuma pães frescos, sem fermento. ♦Use especiarias desintoxicantes, como curcuma, cominhos, coentros, funcho, pimenta e gengibre fresco. ♦Coma apenas quando tiver fome. Já em edições anteriores referi a importância de o nosso Agni (fogo digestivo) estar equilibrado, para termos capacidade de digerir e não acumular toxinas que depois produzem doença. Força, saúde, longevidade e vitalidade dependem do Agni! ♦Encha o estômago a 3/4. Ele irá agradecer-lhe deixar 1/4 de espaço livre para poder digerir melhor os alimentos. ♦Três refeições por dia são, para a maioria de nós, suficientes. ♦A preocupação com o que comemos tem um carácter preventivo e terapêutico, ajudando o nosso corpo a evitar e a melhorar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade.
Rotina Diária de Primavera ♦Desperte cedo e faça a sua higiene pessoal: lave os dentes, raspe a língua, limpe o nariz com água e sal. ♦Pratique exercício físico. O Yoga e a meditação com técnicas de respiração (pranayamas) ajudam a oxigenar o sangue e a libertar toxinas. Além disso, as posturas do Yoga ajudam muito no funcionamento dos rins e do fígado – os principais órgãos de limpeza do nosso organismo. ♦Durma cerca de 8h/noite. ♦Faça uma automassagem diária, com um óleo adequado ao seu biótipo, para libertar impurezas. A massagem ayuvédica terapêutica é um dos maiores legados da nossa ancestralidade para curar várias patologias e proporcionar saúde e bem-estar. Tome um banho quente a seguir, para estimular o fluxo das toxinas no sistema digestivo.
Além destes conselhos, vale a pena também referir a conexão entre a nutrição e as emoções, que desempenham um papel crucial. Da mesma maneira que a dieta afeta os doshas, as emoções podem aumentar ou diminuir certas características no nosso organismo, resultando em desequilíbrios e impactos significativos na saúde.
Este é um paradigma complexo, que envolve também as qualidades dos seis sabores dos alimentos (doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente), a sua dominância em cada alimento, as suas interacções e implicações na nossa constituição, na nutrição e no nosso equilíbrio.
E last but not least, é fundamental termos consciência de que cada um de nós tem uma constituição muito própria e que a desintoxicação não é igual nem transversal para todos. Este processo assenta seguramente num plano individual terapêutico, desenhado e orientado por um especialista em Medicina Ayurvédica para ser a antítese da proporcionalidade dos nossos desequilíbrios, elevando todo o conhecimento que podemos aplicar na nossa saúde, harmonia e no nosso bem-estar.
Por António Rosa Técnico de Medicina Ayurveda
Um agradecimento especial pela disponibilidade e revisão do artigo à minha formadora Rosa Batista – Terapeuta de Medicina Ayurveda, reconhecida pela Amayur – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda e fundadora do Wonderveda – Centro de Bem-Estar.
Disclaimer/Rodapé: Este artigo é meramente informativo e não pretende diagnosticar ou tratar qualquer tipo de sintomatologia ou patologia. Em caso de dúvida ou interesse num aconselhamento terapêutico individualizado, contacte o autor para um correto encaminhamento profissional.
Smoothie desintoxicante de Mirtilos de Primavera
Ingredientes •150 g de mirtilos frescos •30 g de groselhas frescas •300 ml de água mineral ou bebida vegetal •2 tâmaras •Extrato de baunilha – 1/4 de colher de chá •Masala doce (mistura de especiarias) – ½ colher de chá •6 gotas de limão
Ingredientes para a masala doce: •Sementes de Funcho – 1 c. sopa •Sementes de coentros – 1 c. sopa •Pétalas de rosas secas – 1 c. sopa •Canela – 1 c. chá •Sementes de cardamomo – 1 c. chá
Preparação
1.Coloque as sementes numa frigideira, sem gordura, para abrir as especiarias. Assim que sentir o aroma das sementes retire do fogo. 2.Triture as sementes, junte a canela e as pétalas de rosa. 3.Guarde a mistura num recipiente de vidro e use durante 3 meses. 4.No liquidificador misture os ingredientes todos até obter uma textura suave e beba à temperatura ambiente.
Por António Rosa, 14-05-2024
|
|
|