Na maioria das vezes em que cozinhamos, não só não nos apercebemos da energia que passamos para os alimentos – o que é tão importante…! –, como não pensamos no significado que cada alimento tem e no que representa consumi-lo em determinado momento.
O polvo, embora esteja no cardápio natalício de muitas famílias, é uma óptima escolha para os primeiros dias do ano.
Dizem as lendas mais antigas que o simbolismo espiritual do polvo está ligado à força e à coragem de ultrapassarmos barreiras que nos mantêm longe dos nossos objectivos. Além disso, é um animal muito associado a adaptabilidade, criatividade, ciclos, defesa, foco nos objectivos, inteligência e conhecimento, magia e mistérios, poder e estratégia, e capacidade para gerir o imprevisível.
Os mais anciãos diziam que quem consumisse este animal ganhava todo o misticismo e a características que lhe são conhecidas. Verdade ou não, mito ou realidade, é indiscutível que o polvo é uma óptima iguaria a ser degustada em qualquer altura do ano.
Pois façamos juz à lenda, baptizemos este 2023 com toda a força e coragem, e saudemos o melhor que a vida nos dá, com aqueles que mais amamos! Feliz Ano Novo! Ingredientes (2 pessoas) 500 g de polvo 2 cebola média 1 molho de salsa 1 folha de louro 6 batatas miniatura 600 g de espinafres 4 dentes de alhoQueijo emental q.b. Açúcar mascavado q.b. Noz-moscada q.b. Manteiga e azeite q.b. Sal q.b. Vinagre balsâmico q.b.
Preparação
1.Ponha na panela de pressão: água, 1 cebola, e o molho de salsa. Sem fechar a panela, quando a água estiver a ferver mergulhe o polvo descongelado 3 vezes na água (para provocar o choque térmico). À terceira vez, deixe ficar o polvo imerso, feche a panela, programe 25 minutos de cozedura e desligue o fogão. Abra a panela mas deixe o polvo ficar a descansar imerso na água umas 2h ou 3h. 2.Numa panela à parte coza as batatas durante 10/15 min e reserve. 3.Noutra panela, escalde os espinafres por 3 minutos. Escorra muito bem a água e reserve. 4.Corte a cebola em tiras muito finas e frite numa frigideira com um pouco de manteiga, açúcar mascavado e umas gotas de vinagre balsâmico. Quando estiver bem dourada, retire e disponha em cima de um papel absorvente. 5.Deite uma boa quantidade de azeite num recipiente, 1 dente de alho, sal refinado e algumas folhas de espinafres cozidas. Triture tudo com a varinha mágica e reserve. 6.Faça um refogado com azeite, os restantes alhos bem picados e o louro. Salteie o polvo, depois faça o mesmo com os espinafres, ralando um pouco de queijo quando estiver a envolvê-los. 7.Monte o prato com os espinafres de base, as batatas, o polvo e por fim a cebola. 8.Regue com a mistura de azeite com os espinafres.
Bom apetite!
Por António Rosa, 9-02-2023
|
|