E num piscar de olhos estamos a poucas semanas do Natal.
O tempo passa cada vez mais rápido, as nossas vidas continuam num looping acelerado e sempre com tempo a escassear. Nunca é demais relembrar que é importante parar. Parar para reflectir, parar para agir, parar para nos ouvirmos, ouvirmos os outros e parar porque o nosso corpo também precisa de se renovar e regenerar. Assim nos ensinou uma pandemia que vivemos, mas agora as paragens estão por nossa conta e risco.
Perto de mais uma quadra festiva, o mais importante volta a ser o reencontro com os nossos, o que damos de nós e o que recebemos deles. Essa é a essência. Em segundo plano, está todo o cardápio natalício que faz a ligação das emoções e ajuda no nosso bem-estar e prazer degustativo.
Importante também é termos consciência contínua do papel de uma alimentação mais saudável, mesmo nestes períodos festivos. A minha sugestão é um bolo de Natal simples, nutricionalmente rico e saboroso, mas ao mesmo tempo leve, saudável e com sabores naturalmente inspiradores!
Ingredientes 3 ovos 1 xícara de sumo de laranja 1 xícara de açúcar mascavado 1 e ½ xicaras de farinha de trigo (ou farinha de arroz/mandioca) ½ xícara de amido de milho ½ xicara de óleo de coco 2 cenouras pequenas 1 colher sobremesa de fermento em pó 1 colher sobremesa de canela em pó 1 colher de café de gengibre ½ colher de café de sal Nozes, uvas passas e figos q.b.
Preparação
1.Introduza os ovos, o sumo de laranja, o óleo e as cenouras cortadas em pedaços no copo da Bimby ou no liquidificador e triture bem até obter uma massa bem homogénea; 2.Acrescente a farinha, o amido de milho, a canela e o gengibre peneirados e misture apenas até envolver na massa. Acrescente o fermento e o equivalente a meia xícara de nozes partidas em pedaços pequenos, com passas de uvas e figos desidratados (reserve uma pequena porção para espalhar por cima do bolo); 3.Unte uma forma de 18 cm de diâmetro com manteiga, deite a massa e leve ao forno por 45 min a 180 ºC ou até fazer o teste do palito e estar completamente seco.
Bom apetite!
Por António Rosa, 8-11-2022
|
|