De comer e chorar por mais. Este é o mote dos nossos jantares.
A primeira jornada desta maratona, que só termina em Novembro, teve já o seu inicio. E que inicio….
Nas casas de fado não há amplificação de som. Canta-se ao natural. O silêncio e a intensidade baixa da luz são os elementos-chave para a emoção e para a performance do(a) fadista.
E porque os nossos sócios merecem o melhor, começámos com uma das grandes embaixadoras do fado deste Pais, Maria da Nazaré.
A sua vida artística tem-na levado a percorrer vários pontos do globo, Brasil, Angola, Moçambique, Grã Bretanha, Bélgica, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Espanha, onde a todos levava um pouco desta música que percorre as ruas de Lisboa.
Em Portugal tem actuado em espectáculos por todo o país, entre os quais o Casino do Estoril, Expo 98, Centro Cultural de Belém, assim como também já fez vários programas em televisão.
Em 2013 foi galardoada na VII Gala Amália com o Prémio de Intérprete.
Quem visita as casas de fado, sabe que há três elementos que definem a sua essência: o símbolo do xaile, uma guitarra portuguesa, e uma voz.
Nós tivemos tudo isto e muito mais. Na sala estavam vários xailes, uma viola, uma guitarra portuguesa e não uma, mas 5 fantásticas vozes.
A noite teve vários momentos altos, mas quando os nossos colegas e amigos, António Costa e Maria do Rosário, resolveram presentear-nos com as suas maravilhosas vozes, a sala quase veio abaixo; que actuações….
Sim, porque nas nossas noites, qualquer sócio que apareça, pode apresentar a sua arte.
Normalmente, cada fadista canta algumas canções, e fazem-se vários intervalos, durante a noite, para que as pessoas possam falar.
Foi exactamente assim que aconteceu; houve lugar, para comer, para conversar e para fazer silencio.
Sim, porque aqui a voz encanta, mas o silêncio é de ouro.
A noite não ficava completa sem ouvirmos as vozes maravilhosas e únicas de Nelson e Victor Lemos.
As inscrições para Junho e Julho já estão abertas.
Não se atrase porque a sala é pequena e não a vamos alargar.
Por Rui Duque, 27-05-2022
|
|