O início de cada ano é sempre um marco para definir objectivos, fazer promessas, efetuar mudanças, começar algo de novo ou recomeçar algo que ficou esquecido. O ano de 2022 não será diferente nesse aspecto, mas quero acreditar em que será um ano de viragem e sobretudo apaziguador de todo este contraciclo pandémico que vivemos há quase 2 anos.
Em pouco meses chegaremos à imunidade de grupo e venceremos este atentado que quase nos fez perder a resiliência e a nossa essência de vida. Ficará para a história tudo o que passámos, tudo o que perdemos, tudo o que transformámos e tudo o que descobrimos ser os nossos novos limites. Talvez um ensinamento multinível, que poderá vir a ser um ingrediente extremamente interessante e útil, na maneira como habitamos este mundo e na forma como nos relacionamos uns com os outros.
Quanto a outros ingredientes, para começar o ano, aconselho-vos um creme de abóbora, gengibre e curcuma – ingredientes de ouro para a nossa saúde e invariavelmente cremosos e aromáticos para o nosso paladar.
Bom Ano de 2022 e bom apetite!
Ingredientes (4 pessoas)
250 g abóbora manteiga 4 cenouras 1 chuchu ½ batata-doce 1 curgete 1 cebola + 4 dentes de alho 1 c. café gengibre em pó 1 c. café de curcuma 1 c. sobremesa de açúcar de coco 1 pé de alecrim Sal e azeite q.b.
Preparação
1.Descasque e corte os ingredientes todos em cubos pequenos e coloque numa panela. 2.Cubra com água, acrescente o pé de alecrim e deixe cozer durante 30 minutos. 3.Quando terminar, retire o alecrim, acrescente o gengibre, a curcuma e o açúcar de coco. 4.Passe com a varinha-mágica até ficar um creme bastante cremoso e por fim acrescente o azeite. 5.Decore a gosto com sementes várias.
Por António Rosa, 2-2-2022
|
|