43 corajosos saíram do Porto para esta aventura - travessia da Ponte Pedonal 516 de Arouca. Chegámos por volta das 9.30h. Os dez primeiros iniciaram o seu percurso, no Pórtico do Areinho e tiveram logo o primeiro desafio, subir mais de 500 degraus do passadiço.
Os restantes continuaram até Albisqueiros. O acesso ao Pórtico de Alvarenga foi fácil, mais ou menos 1km por um caminho de terra batida. A visita estava marcada para as 11.00h. Deu tempo para nos maravilharmos com a vista e fotografar para futura memória.
No início o guia deu-nos informações sobre a construção da ponte e as dificuldades que tiveram numa obra desta dimensão. Os Alpinistas foram fundamentais para a realização do projeto. Com muito orgulho realçamos que o projeto é português, desde a ideia à construção.
Iniciámos com um pouco de receio, mas muita curiosidade!
O chão da ponte é em malha metálica e arrepia olharmos a Garganta do Paiva a 175 metros de altura. Do nosso lado esquerdo a Cascata das Aguieiras foi um deslumbre!
Muitas fotografias e ao cruzarmos a meio com o resto do grupo, a ponte abanou um pouco mais, mas o entusiasmo era grande. Depois da ponte, 7 quilómetros de passadiço até Espiunca onde nos iriamos reunir de novo.
Apreciar a grande biodiversidade desta zona e alguns Geossítios: Gola do Salto, a bonita Praia do Vau e a Falha da Espiunca. O caminho fez-se com alegria e boa disposição. Chegamos por volta das 14 horas.
O grupo estava já a precisar de almoçar, mais meia hora e já estávamos no restaurante. Os petiscos e as bebidas apareceram depressa e a animação venceu o cansaço. A vitela arouquesa soube bem.
Ainda houve tempo para comprar os doces conventuais. No fim, fotografia do grupo e esperar pelo próximo passeio.
Parabéns ao Grupo Desportivo e aos colegas que organizaram.
Por Fernanda Melo, 21-10-2021
|
|