Faz exactamente um ano que entrámos num confinamento repentino, sem ideia do que estaria por vir, o que iria acontecer e quando tudo isto iria terminar. Um ano depois, continuamos com poucas certezas, sobretudo em relação ao fim de todas estas restrições, que ora nos aliviam o nosso modus operandi, ora nos sufocam a nossa actual “estranha forma de vida” como já cantava outrora a nossa tão estimada Amália.
Não sei se o fim está para breve, acho que não sabe ninguém. Mas sei que todos nós continuamos em missão comunitária, onde a responsabilidade de cada um no cumprimento das regras de protecção e higienização é determinante para vencer isto juntos, o mais depressa possível.
Uma coisa é de extrema importância – cuidarmos da nossa saúde física e mental. Fizeram-se muitos exageros durante este ano de pandemia em casa, sobretudo com a alimentação.
Está na hora de inverter a situação, sobretudo quando as estatísticas são muito claras: em Outubro de 2020, 67% da população portuguesa tem sobrepeso ou obesidade, vivendo em risco de desenvolver várias patologias, como diabetes, hipertensão ou enfarte agudo do miocárdio. Portugal é atualmente o 5.º país do mundo com mais obesos per capita.
Comer bem de forma saudável e fazer mais exercício físico são as palavras mágicas para estarmos bem por dentro e por fora. Só assim vamos arranjar forças para vencer estes tempos difíceis que nenhum de nós quer voltar a viver.
Já alguma vez provou linguini de bacalhau com brócolos? Eu, não. Inventei, provei… e não é que ficou bom?!
Agora é convosco. Bom apetite!
Ingredientes (6 pessoas) 200 g linguini normal/integral 150 g de bacalhau 100 g de brócolos 6 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite Coentros ou salsa (folha seca) Mix de sementes (girassol, abóbora, chia, sésamo, linhaça) Queijo ralado q.b. Pimenta-de-caiena Preparação 1.Coza o bacalhau e os brócolos por 10 min e deixe a escorrer por mais 10 min. 2.Coza o linguini em água abundante com um fio de azeite, sal e umas gotas de limão. 3.Numa frigideira/wok refogue o azeite com o alho. Assim que o alho começar a alourar, junte os brócolos e o bacalhau desfiado em pedaços grandes. Deixe apurar bem, para a água que se depositar no fundo possa evaporar totalmente. Tempere com um pouco de pimenta. 4.Assim que o linguini estiver al dente, escorra a água, tempere com um fio de azeite e os coentros/salsa em folhas secas. 5.Junte um pouco de massa com um pouco do bacalhau e brócolos, e decore com queijo ralado e algumas sementes.
Coleccione as nossas ofertas para a sua cozinha:
E como o ingrediente rei da gastronomia portuguesa tem que ser festejado condignamente, o Grupo Desportivo vai oferecer um moinho de sal a todos os sócios que nos enviarem uma fotografia sua com a receita do Chef António Rosa, o Linguini de Bacalhau com Brócolos. A fotografia tem de mostrar o/a cozinheiro/a e o prato final. Só porque queremos tirar do anonimato os verdadeiros chefs da cozinha portuguesa. Ao trabalho!
Por António Rosa, 9-05-2021
|
|