A vacina para combater a pandemia é a novidade; no entanto, a missão cívica de cada um de nós não acabou.
Paciência, resiliência e reflexão é aquilo que se afigura essencial nos tempos mais próximos. Marcar a diferença na mudança dos nossos hábitos, colaborar e ajudar com todos os que cuidam de nós e estão na linha da frente, e cumprir criteriosamente aquilo que nos pedem.
Esta é a essência de que os gestos que nos ligam renovam a esperança. E o distanciamento jamais vencerá a força da nossa proximidade.
Ingredientes (4 pessoas) 350 g camarão com casca 40 g margarina 1 colher café de pimentão-doce Sumo de 1 limão 900 g água 4 dentes alho 25 g azeite q.b. sal 250 g espargos verdes frescos 1 cebola média 20 g vinho branco 300 g risoto 1 colher de café de pimenta-da-jamaica 70 g queijo ralado
Preparação
Frite o camarão numa frigideira com margarina, pimentão-doce, sal, limão e alho. Descasque o camarão e reserve.
Deite no copo as cascas e as cabeças do camarão, 500 g de água e programe 5 min/100°C/vel 2. Com a ajuda do cesto, coe o fumet e reserve.
Coloque no copo limpo o alho, a cebola, 25 g de azeite e pique 6 seg/vel 5. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo.
Refogue 3 min/Varoma/vel 1.
Retire e reserve as pontas dos espargos. Descasque uniformemente com um descascador de legumes os talos dos espargos, corte às rodelas rejeitando cerca de 2 cm da parte inferior. Reserve.
Junte os talos dos espargos cortados e programe 5 min/100°C/ Velocidade Inversa/ «Colher».
Junte o vinho, o arroz, o fumet reservado, a restante água, a pimenta-da-jamaica, tempere com sal e programe 12 min/100°C/ Velocidade Inversa/ «Colher».
Adicione as pontas dos espargos, envolva com a espátula para soltar o arroz do fundo do copo e programe 3 min/100°C/ Velocidade Inversa/ «Colher».
Junte no copo o camarão reservado, o queijo ralado e envolva. Sirva de imediato.
Por António Rosa, 13-02-2021
|
|