Neste dia da nossa caminhada, um percurso com mais de dez quilómetros de extensão, a natureza brindou-nos em todo o seu esplendor, com uma manhã clara e cheia de sol, cujos raios pairavam sobre a serra da Boa Viagem, situada a norte da Figueira da Foz.
Passámos pelo Bandeira, o miradouro mais conhecido e frequentado da serra. Neste miradouro somos brindados com uma fabulosa vista. No nosso horizonte, conseguimos avistar as praias de Quiaios, Tocha e Mira… uma imensidão de mar a perder de vista.
Após nos deslumbrarmos com o que os nossos olhos alcançavam, do mar até à floresta, continuámos o percurso pelas falésias e depois a descer por um caminho bastante íngreme e pedregoso, para em seguida, por um estradão de terra batida, seguirmos em direcção às Pedreiras.
Descemos por um caminho que tinha a particularidade de as pedras rolarem debaixo dos nossos pés e por vezes era difícil manter o equilíbrio, mas mesmo assim foram encontrados alguns fósseis, testemunhos de actividade biológica de organismos do passado.
Depois de nos hidratarmos, iniciámos a dura subida até à capela. Passámos pelo parque das merendas e já se avizinhava o nosso almoço…
Esta foi uma caminhada para verdadeiros caminheiros com vontade de perder peso…
Por Victor Camisão, 10-08-2016
|
|