O ano de 2015 está a chegar ao fim, e é nesta época que começamos a pensar nos presentes de Natal e nos menus que iremos preparar nas épocas festivas de Natal e Ano Novo.
Quem me conhece sabe que nesta altura do ano gosto especialmente de me dedicar ao laboratório criativo de novos paladares e degustações sofisticadas.
E como tal, depois de algumas pesquisas e ensaios clínicos à fusão de alguns ingredientes, trago-vos um cheesecake totalmente fora do tradicional a que estamos habituados.
Único na sua textura e no seu paladar, o pistácio, com origem nos países do Oriente, é um dos frutos secos mais completos em vitaminas e antioxidantes, como o gama-tocoferol, que inibe a acção dos radicais livres oxidativos no organismo, prevenindo contra certas doenças, em especial as do foro cardiovascular e alguns tipos de cancros, como de pele, pulmões e próstata.
Quanto ao resultado final, é uma sobremesa fresca, muito aromática e de sabores intensos, que vai fazer a diferença não só nas festividades vindouras, mas também ao longo de todo o 2016.
Ingredientes (12 doses) 5 folhas de gelatina neutra q.b. água fria, para hidratar 300 g de bolacha maria torrada 250 g de margarina culinária, à temperatura ambiente 200 g de natas c/ 35% de gordura, bem frescas 200 g de leite de coco, bem fresco 300 g de queijo Philadelphia 370 g de leite condensado 250 g de pistácio sem sal
Preparação: Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. Após 5 min. retire o excesso de água e leve ao microondas até que derreta, cerca de 15 seg. Reserve.
Coloque no copo o pistácio e rale 10 seg./vel. 7. Reserve e siga o mesmo procedimento para as bolachas sem lavar o copo.
Adicione a margarina e misture 10 seg/vel 7. Forre o fundo de uma tarteira (ou de várias tarteiras redondas míni) de fundo amovível com aproximadamente 26 cm de diâmetro, e reserve no frigorífico.
No copo limpo, insira a borboleta. Despeje para o copo as natas e bata na vel. 3 até ficarem consistentes.
Adicione o leite de coco, o queijo-creme, o pistácio ralado (guarde alguns pedaços maiores para decorar no fim) e o leite condensado, e misture 1 min./vel. 3,5.
De seguida misture durante 15 seg./vel. 3 e adicione através do bocal da tampa a gelatina derretida. Deite sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico cerca de 4 horas ou até ganhar consistência.
Decore com os restantes pedaços de pistácio e sirva com um fio de chocolate negro quente e uma bola de gelado.
Por António Rosa, 29-10-2015
|
|