|
|

Página Inicial > Recreativo >
S. Martinho em Chaves
Os sabores da região Transmontana
Corria o ano de 337 no século IV, a Europa estava a ser assolada por um Outono duro e frio.
Conta a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, encontrou um mendigo a sofrer com frio e sem ter como ajudá-lo com bens materiais, teve a nobre atitude de rasgar ao meio o seu manto e ofereceu agasalho ao homem necessitado.
A lenda reza que tal gesto foi reconhecido pelo Divino, que fez que a tempestade tivesse amainado, e o, sol reaparecido. Daqui surgiu a tão utilizada expressão “Verão de São Martinho”.
Seja lenda ou realidade, o que é um facto é que o “Verão de São Martinho” voltou a acontecer no ano de 2024 e prolongou-se pelo fim-de-semana de 16 e 17 de Novembro, dias em que se realizou o tradicional encontro de São Martinho do Grupo Desportivo, neste ano em Trás-os-Montes.
Foi um fim-de-semana não só com um clima muito agradável, mas, também, com belas paisagens, convívio, animação e degustação de muitos e bons sabores típicos da região trasmontana.
O evento teve início no dia 16 de Novembro, no Porto, junto do Estádio do Dragão, onde o grupo se reuniu e de onde partiu em direcção a Vila Real.
Em Vila Real foi feita uma pequena paragem para apreciar a bela paisagem e conhecer um pouco da cidade.
Em seguida, foi retomada a viagem com destino a Chaves, uma bela cidade raiana portuguesa, localizada na sub-região do Alto Tâmega.
Bem no centro da cidade de Chaves, o grupo BPI ficou instalado no Hotel Premium Chaves – Aquae Flaviae localizado no espaço envolvente das Termas de Chaves, onde a água brota a 76ºC, bicarbonatada e rica em minerais, indicada para estimular as funções metabólicas e orgânicas, com efeitos anti-inflamatórios, sendo uma excelente forma de combater a dor.
A noite de sábado, com jantar incluído, foi destinada ao convívio entre colaboradores, ex-colaboradores BPI e respectivas famílias, que em conjunto se divertiram e saborearam as iguarias típicas de Trás-os-Montes.
Após o jantar, a noite foi animada pelo Grupo Concertinas do Monumento. As saborosas e quentinhas castanhas, acompanhadas de jeropiga, não faltaram ao evento e estavam deliciosas!
A noite foi fechada com chave de ouro pelos organizadores do evento, que tiveram a amabilidade de selar este fim-de-semana, com a oferta aos participantes de uma garrafa de Licor de Castanha da Quinta das Covas.
O dia de domingo amanheceu em Chaves com um sol maravilhoso, muito convidativo para conhecer o património natural, cultural e histórico da cidade.
A manhã permitiu passear e observar as belas paisagens da cidade de Chaves, limitada pelas encostas das terras altas de origem granítica e xistosa, visitar o Castelo de Chaves, ver o rio Tâmega, a Ponte de Trajano (ponte romana), o jardim público oferecido à comunidade pelo banqueiro Cândido Sotto Mayor, a Igreja Matriz ou o início (km 0) da rota da EN2, e ainda provar o famoso, típico e saboroso pastel de Chaves.
Depois do passeio da manhã, que abriu o apetite a todo o grupo BPI, o destino foi a Albergaria Borges em Chaves, onde foi servido um saboroso almoço com pratos típicos da região. O almoço foi mais um momento que proporcionou o convívio entre todos os participantes. Em seguida, foi o momento de despedidas, agradecimentos e regresso a casa. Na parte dos agradecimentos as duas colegas de Leiria, que tiveram o privilégio de escrever este texto, aproveitam a oportunidade para uma vez mais, e agora publicamente, agradecerem a todos a boa recepção e atenção que tiveram para connosco.
Das terras do rio Lis enviamos um grande bem-haja a todos.
Por Meninas do Lis, 7-02-2025
|

|
|