Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
 

Página Inicial > Atletismo >

imprimir
Maratona do Porto
Novos maratonistas do Grupo Desportivo

A Maratona do Porto estabeleceu novo recorde ao atingir mais de 4.500 finalizadores. O Grupo Desportivo não ficou atrás, atingindo também um recorde, dificilmente alcançável, quer de participantes (18) quer de estreantes (5) e neste caso todos finalizadores estes bravos e heróicos atletas que no caso são da Invicta!

Contra factos não há argumentos e os números falam por si. É de facto assinalável a crescente participação de associados em todo o tipo de provas de atletismo, de Norte a Sul, e claro está passando pelo Centro, seja em estrada ou em trail.

Há oito anos atrás, a 4ª edição da Maratona do Porto, teve o primeiro e único representante do Grupo Desportivo. Foi a minha primeira maratona! Para o ano será a décima! Assim haja saúde, porque vontade não há-de faltar e isso é o essencial para participar. Guardo memórias únicas, mesmo que sofridas são boas e por isso inesquecíveis.

Não há dúvida que quem corre por gosto não cansa. E quando se tem prazer e gosto no que se faz e especialmente se se faz com alma, tudo vale a pena, apesar dos obstáculos que sempre se nos deparam pela frente. Esta Maratona é o culminar dum trabalho feito pacientemente e também com muita resiliência, sempre tendo como único fim e objectivo a satisfação dos associados.

Para além da grande satisfação de ver atingido o maior desafio pessoal, que foi o de terminar a maratona dentro das performances de cada um, foi também muito especial sentir o convívio, a confraternização e o incentivo entre atletas associados vindos de várias regiões do país. E disso deram conta nos dias seguintes, em mensagens trocadas entre todos. O desporto e o associativismo quando vivido no seu verdadeiro espírito é uma actividade muito positiva que nos faz elevar em corpo e mente.

Um grande bem-haja a todos os que com tanto suor e entusiasmo ajudaram a manter e a fazer crescer esta chama. Até breve...algures numa prova por aí!

Carlos Ferreira - maratonista

Para memória desta maratona do Porto ficam alguns comentários de velhos e novos maratonistas:

António Sanches - maratonista
Com enorme dificuldade concluí mais uma maratona. Sinceramente não esperava ter pernas para concluir, pois nos últimos três meses treinei menos de 200kms, manifestamente insuficiente, mesmo para preparar uma meia-maratona. Mas penso que a experiência acumulada em 13 maratonas anteriores ajudou.

A maratona do Porto é a melhor maratona que se organiza em Portugal – penso que não há dúvidas quanto a isso. Temia que faltasse água nos abastecimentos mas nunca faltou.

No final fica sempre a mesma sensação de superação, de ter conseguido e a convicção de que tudo é possível com vontade, muito esforço e sofrimento físico se necessário.

Seria possível viver sem concluir uma maratona? Certamente que sim, mas não seria a mesma coisa…

David Silva – novo maratonista
A expressão dita pelo António Sanches: “Seria possível viver sem concluir uma maratona? – Certamente que sim, mas não seria a mesma coisa…” assenta que nem uma luva.

Tão cedo não farei outra, verdade! Mas a sensação ao terminar é indescritível.
Agradecimento especial ao Carlos Ferreira pela ajuda e conselhos dados!
P.S.: Não posso ver escadas!

Tiago Seixas - novo maratonista
Foi com grande optimismo e adrenalina que participei na minha primeira maratona. É certo que a preparação não foi a mais indicada, apenas dois treinos longos e 3 semanas antes do grande dia.

Mas o que tive de menos em preparação, compensei em motivação. A qualquer momento a minha primeira filha, Leonor, poderia nascer, e correr com ela na mente e nas "costas" foi de facto a minha força. A Leonor acabou por nascer no dia 13 de Novembro.

A prova correu bem, mas a barreira dos 35km foi a maior dificuldade, a vontade de desistir era grande... mas correr o último km de uma maratona é algo que toda a gente deveria sentir pelo menos uma vez na vida.

O sentimento de dever cumprido é fantástico e a felicidade de ter completado uma maratona é indescritível, todo o esforço físico foi compensado.

Daniel Gomes - maratonista
A “prova rainha” não perdoa, e atendendo ao pouco treino que fiz devido ao nascimento da minha segunda filha Carminho, correu dentro do previsto.

Tinha noção que bater os 03:17:59 do ano passado era impossível e a minha bitola seria fazer 5:00m/km. Acabei com tempo final de 03:34:40 que se traduz numa média de 05:02m/km.

Agora, é tempo de “lamber as feridas” e tomar uns Voltarenes para pensar na próxima!

Jorge Silva – novo maratonista
Antes de mais queria agradecer ao Carlos Ferreira, pela ajuda que me deu, foi a minha 1ª maratona, e já estou ansioso que venha a segunda.
Já tinha efectuado duas meias maratonas este ano em pouco mais de 5 meses de corrida, mas a sensação de ter acabado a maratona foi espectacular, nada se compara às maratonas.

Serafim Araújo - novo maratonista
Comecei a correr há cerca de dois anos e quando no último dia de 2014 recebi um e-mail a divulgar a maratona do Porto, quase irrefletidamente, inscrevi-me. Foi o primeiro passo.

Nos meses seguintes, o treino nem sempre foi cumprido escrupulosamente e no dia da prova tinha mais dúvidas do que certezas mas, ainda assim, estava confiante que faria os 42.195 metros.

O que mais temia era o "muro". Penso que andei dos 25 km em diante a bater no muro, momento em que as pernas pareciam cimento, a cabeça foi invadida por pensamentos negativos, faltaram forças e desistir parecia ser a melhor solução!

Mas o fantástico apoio das muitas pessoas que se encontravam à beira da estrada foi absolutamente decisivo para continuar!
Nos últimos metros, o incentivo da minha mulher, a entrada no queimódromo, a meta ali á frente, as pessoas a chamarem por mim e alguém que diz: "esta já é tua!", fez-me chegar ao fim!

Consegui atingir o meu objectivo no fantástico tempo de 3h42m, afinal o tempo não é assim tão importante. Para o ano estou lá outra vez e já falta pouco para me inscrever!

Pedro Barrela – maratonista
Em resumo, esteve um grande domingo para a praia, mas a prova correu, fez-se, e acabei de pé.

Não gostei muito do percurso, algum empedrado do pavimento e o espaçamento dos abastecimentos.

Bom apoio e incentivo dos espectadores e camaradagem entre os atletas do grupo Desportivo.

Pedro Neves - novo maratonista

A prova está feita. Com um péssimo tempo final, mas está feita, tenho a t-shirt de Finisher, a medalha, o diploma, o dorsal, etc..

O que queria era acabar mas contava fazer menos do que as 5 horas. Andei mais do que esperava! Da próxima, seja lá quando for, tenho que perder peso e ser mais disciplinado nos treinos.

Edgar Santos Barbosa – futuro maratonista
Parabéns a todos e em especial aos novos maratonistas e ao Carlos Ferreira pela disponibilidade que tem para nos ajudar nas inscrições e em toda a informação que nos presta, bem como as suas palavras de incentivo. Para o ano tenho como objectivo fazer a minha 1ª Maratona.

Por Carlos Ferreira, 10-12-2015




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos