Revista Impressos Quero ser Sócio Área Pessoal Galeria Biblioteca Pesquisa Newsletter

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
 

Página Inicial > Eventos Temáticos >

imprimir
O Caminho faz-se caminhando
… ou talvez não

“Tem sido um caminho tortuoso, calcorreado na tormenta, por ventos e marés que teimam em virar a nau. Mas tem valido a pena, porque se amam as letras. Se assim não fosse, os corações não eram tocados, nem os sorrisos cantados, porque de alento vive a alma como se fosse alimento. “

Resolvemos partilhar estas palavras, porque todos sabemos que o caminho tem sido tortuoso, mas porque amamos o nosso País, amamos a dança das palavras escritas e amamos os nossos sócios, resolvemos levar a cabo esta aventura de organizar uma volta a Portugal, sem que alguém tivesse que se levantar do sofá.

Foi no dia 28 de Fevereiro que saímos de Cabanas e no dia 5 de Junho que demos por encerrada a volta com a etapa de Almeida.

Nós gostámos do trabalho feito e a avaliar pelas opiniões que nos foram chegando, as equipas participantes também… Chegaram-nos sugestões e opiniões cheias de criatividade, umas em prosa, outras em verso, mas em todas elas havia um denominador comum, a satisfação generalizada pelo facto de terem participado.

“Serviu-nos este passatempo, essencialmente, para duas coisas: ocupar o tempo que nos sobra da nossa atividade de reformados e aguçar o apetite de conhecer “in loco” alguns espaços do País que nem sonhávamos existirem.
Venha o próximo!”

“Muito interessante! Um trabalho espectacular da vossa parte, a quem agradeço os desafios e tantos pontos de interesse que conheci graças à vossa dedicação e tempo!”
“O objectivo está cumprido e vai-nos... Obrigar a sair do Sofá".

"Esta forma de fazer o Rally também venceu!!!
É com muita pena minha que os meus Domingos vão ficar mais pobres e vão deixar de contar (espero que por pouco tempo) com estes fantásticos desafios que me acompanharam durante as últimas 14 semanas!
Julgava que era um bom conhecedor de Portugal, mas depois deste desafio muitos locais terei de visitar, aprendi imenso sobre Portugal, sobre a sua história, crenças, mitos, etc.
Parabéns a todos os que colaboraram nesta excelente iniciativa em tempo de pandemia!!!
Numa palavra apenas foi FANTÁSTICO muito obrigado, bem hajam!"

"É com mágoa que envio as últimas respostas para a "Volta a Portugal...sem sair do Sofá. Estava a converter-se num hábito dedicar umas horas semanais a revisitar locais deste magnífico País.
Viajar expande a imaginação e a memoria. Torna-nos capazes de viajar sem sair do lugar, sempre que quiser, onde quiser e quantas vezes quiser. Assim aconteceu com esta fantástica “Volta a Portugal”. Foi um prazer participar."

"Parabéns, pela forma simples e engenhosa, com que nos conseguiram cativar, ensinar e comprovar que apesar de muito pequeno, Portugal é enorme e maravilhoso. Fantástico!!!
Divertimo-nos, cultivámo-nos, discutimos, discordámos, concordámos, etc. Até parecia que estávamos num Rally-Papper, só não deu mesmo para voltar para trás...
Obrigada por nos distraírem em tempo de pandemia!"

“De Sul a Norte
Viajámos por Portugal
Tantos quilómetros à sorte
Com curiosidades sem igual

Divertimo-nos em segurança
Sempre de fones no ouvido
Almoçámos e enchemos a pança
Sem um tostão nos ser pedido

Vinha mesmo a calhar
Receber os grandes prémios
Vinhaça ou ferias junto ao mar
É o desejo destes génios ;-)

Para o ano continuamos
Esta longa viagem
Ao Planeta Terra limitamos
Esta nossa peregrinagem!”

“Lá fizemos a caminhada
Sempre à hora do chá.
Foram km de estrada
Bem sentados no sofá.

Foi uma dura missão
O responder à rasteira.
Todos tinham opinião
Mesmo quando era asneira.

Foi muito conhecimento
E horas de discussão.
Mas houve sempre momentos
De boa descontração.

Chegámos enfim ao dia
Do final deste caminho.
Muitos parabéns ao guia,
Um abraço e um beijinho.”

E naturalmente, também recebemos sugestões

•“Em resumo, iniciativa fantástica muito enriquecedora, em que apenas sugeria: haver semanalmente uma questão bónus (a mais matreira) que valesse 3 ou 5 pontos, tipo uma meta volante com bonificações, criando mais imprevisibilidade na vitória final…”

•“Espero que o "Grupo" se atreva organizar uma 2ª. Volta, não só porque quaisquer que sejam os itinerários escolhidos terão sempre bons motivos para perguntas motivadoras e respostas, muitas vezes difíceis, mas também porque os sócios gostariam certamente de repetir idêntica experiência.”

•“A única sugestão que faço é que cada etapa tenha até o final de domingo para enviar as respostas. Quem tem crianças pequenas não pode ter a dedicação continua que este tipo de desafio implica e como tal, aproveitar todo o fim-de-semana para responder ajudava, já que a gestão da semana também não o permite. “

E algumas palavras que sendo criticas, foram escritas com um sorriso na ponta da esferográfica.

•Pelo lado menos positivo, achámos a duração (14 semanas) um pouco longa.

•Por último, acho que certas respostas que implicaram horas de vídeos  mereciam pontos extras!

•Obrigada e parabéns por mais esta iniciativa. Só foi pena não termos ido a Viseu a minha bonita cidade.

Não sendo o mais importante, não podemos deixar de mencionar aqueles que chegaram ao fim com mais respostas certeiras.

A equipa Team One, da Anabela Dias, conseguiu uma prova brilhante com 139 respostas correctas em 148 possíveis.
Até nem começou bem, uma vez que em Cabanas de Tavira, partiu logo com atraso, ao dar 2 respostas erradas. Mas depois disso, talvez fruto da sua participação nalguns dos Rally Paper que temos organizado, arregaçou as mangas e fez 7 semanas em que apenas falhou 1 resposta e 7 semanas completamente imaculadas.

No segundo lugar ficou a equipa Papa Léguas, composta por Paula Fontes, André Braga, Diogo Dores e Ana Burgos.

Na terceira posição ficou a equipa “Vamos na Volta”, composta por Ana Patrício, António Costa, Susana Duarte e Rui Alves.

É com grande satisfação que divulgamos também os melhores trabalhos naquele que foi o desafio da “selfie”, lançado na etapa de Coimbra.

Os 6 melhores trabalhos estão apresentados neste artigo sendo que a equipa ADJOSUCA, formada por Jorge Nunes, Adilson Correia, Susana Pereira e Carlos Senra, foi a vencedora de acordo com a unanimidade do júri.

Por Rui Duque, 14-06-2021



Anexos:

Classificação

Lista de Prémios




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos