Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Agora já sabem para que serve uma Pagaia!
O Tejo ficou mais animado e nós mais molhados!

O Tejo não é como muita gente pensa...

Estamos habituados a vê-lo tranquilo, algo poluído e com as margens pejadas de paredões, esplanadas e bicicletas. Imaginamos tainhas a nadar no lodo, gaivotas a sobrevoá-las e ruidosos navios a olear a água.

Este fim-de-semana o Tejo provou-nos o contrário…

Mostrou-nos as margens verdejantes do distrito de Portalegre, revelou a fauna da zona, com sapos, bogas, achigãs e garças cinzentas e um silêncio só cortado pelo chilrear dos pássaros.

Nós, para não ficar atrás, trocamos as bicicletas por canoas e o contemplar de um rio por uns mergulhos bem alegres na água cristalina.

Os entusiastas que se juntaram na Barragem de Belver mostraram grande espírito de companheirismo, desportivismo e muito mais “ismos”! O passeio de 12 quilómetros serviu para melhorar a forma física de alguns e para ver ao vivo os rápidos que prometemos para esta acção. Foram cinco no total mas toda a gente concordou que o primeiro foi o mais emocionante!

O resto do caminho teve outras correntes marítimas que nos levaram à primeira paragem, a 5 quilómetros da partida, para um ligeiro piquenique volante que retemperou as forças para o resto da corrida.

Às 13h00 voltámos à água, aos mergulhos e às “Lutas de Pagaia”. Mas atenção! Não se pense que se usava esta espécie de remo como espada em combates sangrentos! Nesse aspecto, ninguém (quase ninguém…) sofreu consequências. As lutas eram de “arremesso” de água para molhar o vizinho, o familiar ou o amigo e, quando se conseguia, o monitor da acção que serpenteava entre nós com grande destreza. Até foi apelidado de Telmo – A Enguia do Tejo!

No final, uma excelente grelhada mista e a promessa de novo passeio de canoa,, talvez ao Luar. A ver vamos…

Por Pedro Ferreira 21-06-2010




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos