|
|
Página Inicial > Desportivo >
A Pesca no Norte
Internos de Mar e de Surfcasting
Interno de Mar A época de 2024 iniciou-se com a primeira prova do campeonato interno de Mar, no dia 6 de Março na pitoresca praia de pescadores de Vila-Chã em Vila do Conde. Ao contrário do que é habitual neste local, saiu muito pouco peixe. O Fernando Costa foi primeiro com apenas 0,980 kg de maragotas, seguido do Mário Santos e do David Ventura, no segundo e no terceiro lugares, respectivamente. ´ A segunda prova realizou-se em A Ver-o-Mar/Póvoa de Varzim, e novamente o Fernando Costa levou a melhor com um primeiro lugar destacado com 5,44 kg devido a ter pescado um sargo com 0,870 kg com direito a bonificação. Em segundo lugar ficou o David Ventura, e em terceiro ficou o Mário Santos.
A terceira prova foi na Gafanha da Nazaré e um “autêntico fiasco”, tendo o David Ventura obtido o primeiro lugar com 0,9 kg, e o Fernando Costa com 0,6 kg um segundo lugar, e os restantes participantes levaram “grade”.
Na quarta prova, em Angeiras, o Fernando Costa – em grande forma, novamente – obteve um primeiro lugar com 2,2 kg, contribuindo para este peso um bonito exemplar de um túlio com 1,65 kg. Em segundo ficou o Mário Santos com 1,1 kg, e em terceiro o Luís Gomes com 0,47 kg.
A quinta prova, que estava prevista para a Figueira da Foz, ficou adiada para o fim de Setembro.
A sexta prova, na Aguçadoura/Póvoa de Varzim, para não fugir à regra, também rendeu muito poucas capturas, tendo havido bastante equilíbrio na classificação. Como primeiro classificado ficou o Mário Santos com 0,59 kg, seguido do David Ventura, em segundo, com 0,540 kg; em terceiros, o Luís Gomes e David Oliveira, com 0,480kg.
A classificação neste campeonato está muito equilibrada, com uma ligeira vantagem do Fernando Costa (51 pontos) sobre os segundos classificados – o David Ventura e o Mário Santos (48 pontos).
Até agora já realizámos cinco provas das oito previstas. As restantes três provas para concluir o campeonato realizarão-se-ão em Setembro/Outubro.
Interno de Surfcasting As duas primeiras provas decorreram nas praias de Agudela, em Matosinhos, e Árvore, em Vila do Conde. A última prova vai realizar-se no final de Setembro, mais a sul – em Francelos/Miramar.
A classificação actual é liderada pelo Mário Santos, que teve a sorte de tirar apenas dois pequenos aranhas na primeira prova.
As condições do mar e atmosféricas até não estavam más para a prática do surfcasting, mas o peixe é que não apareceu. Apenas os aranhas para livrar “grades”.
Com tantas contrariedades e com tanta falta de peixe nas costas da zona Norte do País, como nota final temos de salientar a perseverança de todos que adoram ir à pesca e desfrutar do contacto com a natureza e da companhia e amizade de todos os colegas.
Por Mário Santos, 14-08-2024
|
|
|