Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Interbancário de Mar
A escola de Peniche

Qualquer pescador desportivo que se preze teve que passar pela escola de Peniche.

É um local onde se aprende. É uma Península com uma enorme variedade de pesqueiros onde por vezes os peixes nos vem pedir para ser pescados.

Nas águas mesmo à nossa beira não é raro verem-se enormes cardumes de tainhas, salemas, cavalas, peixe-porco, peixe-rei e peixe-agulha. Também, se estivermos com atenção, e num miradouro alto, por vezes observam-se cardumes de peixe a deslocarem-se pelo fundo. Com alguma sorte podem ver-se toninhas e golfinhos a passar á distância. Há quem já tivesse visto enormes peixes lua.

Este Campeonato tem sempre uma das suas três provas desenroladas no mar desta localidade. E assim foi desta vez.

O mar apresentou-se muito revolto e com muita corrente, com amplitudes próprias da Lua Cheia, a criar fortes dificuldades aos concorrentes. Os locais com mais calmia eram os pesqueiros do Sul, no entanto as queixas foram muitas, de que aí o peixe não picava.

O David, tendo sido corrido de um pesqueiro ingrato (tal como aconteceu com outros concorrentes), foi dar com um ninho de salemas, desejosas de serem tiradas da água. Em pouco tempo, munido de materiais especiais fornecidos por colegas, e afirmando os seus conhecimentos, garantiu uma boa terceira posição nesta prova, com a captura de sete salemas que pesaram 4,460kg. A outros especialistas do BPI o mar não deu hipótese e alguns saíram com uma grade.

Feita que estava a primeira prova, aguardou-se pela segunda, que se veio a desenrolar na Costa Alentejana em Porto Covo.
A pesca também tem cultura e poesia e perante certas dificuldades os concorrentes citaram Fernando Pessoa desta forma:
Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas... de pescador, Deus ao mar o perigo e o abismo deu... e os pescadores dele fugiram (a maioria, outra vez, sem um peixe na sacola).

No entanto, temos mais um grande pescador a salientar nesta prova, trata-se do Figueiredo Ribeiro que ao capturar diversos exemplares de Sargos, perante tantas dificuldades, faz 5.000 pontos e posiciona-se também num honroso 4º lugar.

Aguardamos pela grande final deste Campeonato, a efectuar em Peniche, em 2 de Junho.

Por Artur Silva, 27-03-2012




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos