Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
7
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Da visita guiada a Constância e Tomar (I)
Um passeio pela cultura, gastronomia e paisagem

Talvez os Templários quisessem impedir-nos de desvendar algum dos seus segredos centenários, escondidos aqui ou acolá! Mas que ninguém se meta com “tugas” teimosos e destemidos! Não é um qualquer incidente com a mecânica da carruagem do séc XX que nos trava.

Se para chegar ao Castelo de Almourol era preciso atravessar bosques por caminhos nunca antes desbravados, então lá fomos nós! E meia hora depois o castelo estava conquistado.

São Pedro gostou da audácia e limpou o céu para que a vista fosse deslumbrante, quase se via o delta de tão glorioso rio, o Tejo.

Claro que o almoço foi tardio, mas foi um belíssimo repasto servido em ambiente de Idade Média em que sobressaiu a carne de vaca com molho da bruxa, e a sopa de castanhas na Taverna Antiqua, em Tomar.

Já de papinho cheio, pés ao caminho, visitámos a Sinagoga de Tomar, e por fim rumámos ao Convento de Cristo – onde a estrela maior é a famosa janela manuelina.

No entanto, o convento é muito mais do que isso: repleto de História e histórias, vale a pena percorrê-lo a pé a ouvir toda a narrativa do professor Soromenho que nos guiou pela história, pensamento, arte e vida dos Templários!

Por Graça Lopes, 12-05-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos