|
|
Página Inicial > Cultural >
Visita à DST
Em Braga
Iniciámos o percurso de autocarro passando pelo edifício principal, onde se situam os escritórios e estão implantadas, no largo que lhe fica em frente, duas esculturas da autoria do artista urbano bem conhecido por Vhils, as quais prestam homenagem e simbolizam os rostos dos pais já falecidos de cinco irmãos – quatro deles são os actuais administradores. Seguimos em direcção ao Edifício Maria do Alívio Gonçalves Teixeira, irmã falecida há dois anos, edifício este de construção moderna e planeado para se tornar o centro de desenvolvimento, produção e decisão dos diversos empreendimentos que constituem o grupo empresarial.
Este edifício, amplo e desenhado para receber bastante luz natural, é composto por gabinetes com nomes de escritores, largas salas organizadas com mesas e computadores para cada trabalhador, corredores com quadros de pintura e serigrafia expostos, algumas esculturas postas em sítio adequado, situando-se-lhe também contíguo um salão na forma de cinematógrafo que serviu para sermos devidamente esclarecidos sobre as empresas que compõem o grupo através de meios audiovisuais complementados pela jovem guia na forma oral, que abaixo se descrevem. Seguiu-se um percurso pedestre para visitar recantos preparados para leitura, reflexão, relaxamento e até apreciação paisagística, com mesas e bancos próprios para o efeito, assim como uma capela construída para acolher um Cristo oferecido, um camarim dotado de ressonância para quem quiser falar consigo próprio em meditação ou desabafo, e finalizámos com um percurso de autocarro que nos proporcionou contemplar um avião suspenso, artisticamente colocado, também um centro de assistência à saúde e espaços para o exercício físico ao ar livre, tais como campos de futsal, ténis, padel e um circuito de manutenção, bem como um espaço de convívio social, que também serve de discoteca, tudo destinado ao bem-estar de quem trabalha em qualquer empresa do grupo.
A designação DST-Group advém do nome de Domingos da Silva Teixeira, pai dos administradores e fundador da empresa de raiz nos anos quarenta do século passado – esta uma simples pedreira que, com o desenrolar dos tempos, abriu os braços a vários sectores da indústria, e não só. Hoje é um grupo empresarial que ocupa uma zona geográfica de 1,2 milhões de metros quadrados destinados aos trabalhos de 70 empresas dedicadas aos ramos da engenharia e da construção, do ambiente, das energias renováveis, das telecomunicações, do imobiliário e da inovação e gestão de fundos, cujo volume de negócios ultrapassa os 400 milhões de euros anuais, com representações em Portugal e presenças em vários países, nomeadamente Angola, França, Reino Unido, Bélgica, Países Baixos e Mónaco. No exercício das suas actividades o grupo pauta-se pela combinação da causa de bem servir com as causas sociais.
Quanto aos recursos humanos, emprega actualmente 2700 trabalhadores, a quem concede, sem custos, formação em centro próprio e estabelece protocolos com estabelecimentos de ensino superior para o mesmo efeito; concede, também, benefícios e regalias a título gratuito, tais como: seguro de vida até 20 000 euros por morte ou invalidez, e seguro de saúde; acordos com várias entidades com vista a obter descontos em áreas como educação, cultura, turismo, saúde e outras; promove aulas de Filosofia durante o horário laboral, e, no mesmo período, pausas de 30 minutos diários para ler, que contam para a avaliação; oferta de um livro a cada aniversariante; na celebração do Dia da Mulher, um livro e uma flor às mulheres da empresa; 40 lugares disponíveis para todos os espectáculos no Theatro Circo; campos de férias para os filhos; horta biológica para os interessados; para além disso, na forma de mecenato, o grupo apoia planos de cariz social, científico, ambiental e artístico, sendo que também está em projecto a construção de uma creche e de um pólo habitacional para os trabalhadores. Por tudo o que aqui fica exposto, pode afirmar-se que o grupo empresarial constitui uma vila autónoma com vida laboral e social própria e faz jus ao certificado de Top Employer 2023 atribuído pelo Top Employers Institute, organização internacional que avalia as melhores práticas de recursos humanos.
Deste modo, eis as palavras que expressam os princípios declarados como missão pelo presidente do Conselho de Administração, eng.º-mestre José Teixeira: i) «Trabalhamos os trabalhadores para terem muitos momentos de paixão, de prazer e de felicidade»; ii) «Construir projectos empresariais sustentáveis que acrescentem valor para a comunidade». Tais palavras confirmam que no decurso dos anos as dificuldades foram ultrapassadas através de esforços e espírito de abnegação, e a missão foi-se cumprindo com tempo, mas sem tempo: o presente já é futuro, o futuro já é presente, como em local à parte se sugere por modestas rimas. Por fim, a iniciativa de realizar visitas às empresas parece revestir-se de interesse para os visitantes do Grupo Desportivo na medida em que elevam o conhecimento sobre as empresas e acabam por sentir o pulsar da economia portuguesa, assim como proporciona a abertura de relações das empresas com o Banco BPI ou estimula as já existentes.
(D)esenvolvimento (S)em (T)empo Quão pesarosa foi a célula, ainda infantil, Que brotou duma singela pedreira Donde despontou reflectida sementeira, Embora delicada, porém assaz fértil. Qual espontânea metamorfose gerada Donde irrompeu o abraço da solidariedade No decurso da vida com a prosperidade. Qual vontade de proporcionar ventura Donde nasceram ideias sem descarte, A aliança vital dos ofícios à cultura, A inclusão de qualquer ramo da arte. Seres de alma e coração frementes, Obreiros em prol da causa social, Fizeram despertar desígnios prementes Pela junção ao trabalho do braço intelectual. De mãos dadas, eis que genuinamente, Afeiçoado o ramo artístico ao ramo laboral, Ambos rebentos do tronco cultural, Graças a enlace ousado e eloquente Adveio avanço ao rumo profissional. Mercê da Tecnologia e da Inovação, Por via de actos aplicados e da mente, A Engenharia e a Construção, A Literatura, a Pintura e a Escultura, de frente, O Ambiente, as Energias e a Telecomunicação, Outros ofícios e artes casualmente, Todos culminaram na almejada ambição Desenvolvida sem tempo, naturalmente: Fazer do presente o futuro Fazer do futuro o presente. Para muita gente, trabalhadores felizmente!
Por José Silva, 1-02-2024
|
|
|