Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Vamos celebrar o Dia Mundial da Fotografia?
A Fotografia nasceu há 183 anos!

O dia 19 de Agosto de 1839 amanheceu com uma notícia que veio, de facto, a mudar o mundo: o governo francês anunciou, oficialmente, a invenção da fotografia.

É certo que já podiam encontrar-se relatos anteriores sobre câmeras escuras e reproduções de imagens desde a Grécia Antiga, segundo algumas fontes. Porém, somente em 1839 é apresentado um sistema de captação de imagem permanente, devidamente aprimorado e oficializado.

A celebração da data como Dia Mundial da Fotografia tem, então, origem nesse anúncio oficial da invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre alguns anos antes, em 1837.

Na verdade, a 6 de Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências já havia anunciado a invenção do daguerreótipo, mas apenas a 19 de Agosto do mesmo ano, o governo francês, tendo adquirido o processo, declarou a invenção de Daguerre como um presente para o mundo.
Afinal de contas, ser capaz de captar imagens para registar a história e a transformação do mundo, graças a uma pequena caixa, é algo verdadeiramente maravilhoso.

Fotografar o BPI com o tema “Eu e o meu BPI” é o desafio do Grupo Desportivo a todos os Colaboradores, no ativo ou na situação de Reforma.

A seleção das melhores fotografias será feita pelo Instituto Português de Fotografia e às 10 melhores serão atribuídas vouchers de combustível da Repsol. Todos os participantes receberão ainda uma esferográfica do Grupo Desportivo.

O prazo para receção das fotografias termina a 31 de Dezembro de 2022.

Consulte o regulamento em anexo.

Por João Sampaio, 19-08-2022



Anexos:

Regulamento Concurso Fotografia




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos