Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Passadiços de Aveiro
De Vilarinho (Cacia) ao Cais de São Roque (Aveiro)

Saímos do Porto como anunciado em direcção a Vilarinho, freguesia de Cacia, onde o trilho começa.

Foi difícil encontrar o lugar pois não há nenhuma sinalização. Se não fosse um tractorista a indicar o início dos passadiços não conseguíamos dar com o lugar.

Os Passadiços de Aveiro, divididos entre estrutura de madeira e terra batida, estendem-se por 7 km, entre o Cais de S. Roque e a Ponte Caída, em Vilarinho. Devo acrescentar que os passadiços propriamente ditos acabam e começam no Cais da Ribeira de Esgueira. Do Cais da Ribeira de Esgueira ao Cais de São Roque é um percurso por alcatrão, que acompanha a autoestrada.

Estando situados numa área classificada como Zona de Proteção Especial, estes passadiços seguem por entre zonas de água, sapais e entrando igualmente em áreas de arvoredo, este é local perfeito para a observação de aves, uma vez que são muitas as que fazem da ria ponto de paragem, entre flamingos, milhafres-negros, garças ou perna-longa.

Entre Vilarinho e o Cais de Esgueira são cerca de 5 km, a maioria por passadiços de madeira construídos sobre a Ria de Aveiro. Trata-se de um percurso fácil, plano e com piso em bom estado, pena é a falta de alguns caixotes de lixo ao longo do percurso.

Tivemos como convidados três elementos da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, da Delegação Distrital do Porto.

Por Reis Almeida, 5-10-2019




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos