Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Cultural >

imprimir
Percurso do Vinho do Porto
Sem dúvida um dos mais belos percursos pedestres.

O Vale do Douro é fruto dos prodígios da natureza, mas também do esforço e da energia despendida pelo Homem na sua transformação. A vinha que gera as castas do célebre Vinho do Porto é a causa e a razão maior de todo este árduo trabalho.

Séculos de labuta, fadiga e suor humano, desventraram a terra, removeram o xisto maciço, moldaram os muros e patamares de socalcos para arrimar as videiras, erguendo esta obra colossal,que o Marquês de Pombal recompensaria, no século XVIII, com o título de primeira Região Demarcada do Mundo.

De soberbo clima mediterrânico, o Vale é um enclave quente e seco, propício à cultura da vinha, da oliveira, da amendoeira e de árvores de frutos como a cerejeira, a figueira, o pessegueiro, a laranjeira, a macieira, entre outros. A paisagem a perder de vista é tão heterogénea, que ora só se avistam vinhedos e socalcos, no coração do Douro, até ao Tua, ora vegetação espontânea e agreste que enche todo o horizonte como acontece no Douro Superior.

Por todo o lado, solares, quintas típicas e testemunhos de povos errantes e de culturas diversas marcam de forma indelével a paisagem que recordam a cada instante, a importância estratégica que o Douro sempre assumiu na história.

O Trilho do Vinho do Porto é sem dúvida um dos mais belos percursos pedestres.
Percurso no qual percorremos trilhos pelas famosas vinhas da zona do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial em categoria de paisagem cultural, no ano de 2001. Banhada pelo Rio Douro, esta região produz vinho há centenas de anos.

Por Reis Almeida, 4-04-2019

Programa

08.00h - Partida do Porto
09.30h - Chegada a Samodães e início do trilho. Trata-se de um percurso com grau de dificuldade médio, extensão de 6,9 km e uma duração prevista de 3 horas e trinta.
13.00h - Fim da "caminhada"em Samodães
13.30h - Almoço: Creme de legumes, vitela assada no forno, sobremesa, café e bagaceira ou brandy, vinho maduro do douro, vinho verde da casa, refrigerantes, águas e cerveja
17.00h - Regresso ao Porto

Realização:
11 de Maio
Inscrição até:
6 de Maio
Ponto de encontro:
Praça Francisco Sá Carneiro (Junto ao Balcão BPI)
Hora:
8.00h
Valor:
22,50 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
20,00 euros
Inscrição inclui:
Transporte em autocarro, seguro, acompanhamento por guia(s) e almoço.
Inscrição não inclui:
Tudo o que não consta no programa
Recomendações:
Faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt

Deve levar água e calçado confortável.
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos