Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Basquetebol >

imprimir
O atleta exemplar
Empenho, dedicação e vontade de aprender

Dada a pausa nos treinos e nos jogos que estamos actualmente a vivenciar, vamos aproveitar para dar a conhecer um pouco mais aprofundadamente os atletas que compõem a nossa equipa.

Temos alguns membros que, por uma ou outra razão, são exemplos daquilo que se pretende num desporto colectivo. No entanto, pelo background desportivo (ou falta dele!), o primeiro a merecer destaque é o António Costa.

O António é um atleta que, até aos 36 anos (idade em que começou a treinar connosco), nunca tinha jogado basquetebol organizado. Dizem as “más-línguas” que ele aprendeu a jogar sentado no sofá, a ver jogos da NBA enquanto bebia umas cervejas geladinhas…

Ainda antes de integrar o plantel, começou a acompanhar-nos nos jogos, tendo sido protagonista de um episódio (quiçá) único no basquetebol mundial: um árbitro da liga Inatel marcou-lhe uma falta técnica quando estava na bancada a apoiar-nos. Logo aí vimos que era alguém com quem podíamos contar!

Depois de entrar para a equipa demostrou sempre um altíssimo grau de compromisso, sendo das pessoas que mais estiveram presentes e “vestiu a camisola” ao longo dos últimos 8 anos: se há treino, ele está lá; se há jogo, ele está lá! Contam-se pelos dedos as vezes em que o António não esteve presente, mesmo nos dias em que não era suposto – como quando saiu de um aniversário de família para ir jogar e voltou para a festa depois do jogo.

Não obstante a falta de formação basquetebolista de base, o António ultrapassa essa limitação com o seu empenho, dedicação e vontade de aprender. E estes atributos já lhe valeram (e à equipa) bons momentos, como aconteceu no jogo em que conquistámos o nosso primeiro troféu na Liga Inatel: ganhámos por 2 pontos de diferença, e adivinhem lá quem é que marcou o cesto da vitória… sim, foi o António!

Se gostam de basquetebol e se se revêem neste exemplo, contactem o Grupo Desportivo e venham fazer parte da nossa equipa, pois estamos certos de que iremos regressar aos pavilhões em 2021.

Por Manuel Correia, 13-02-2021




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos