Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Expedição Rio-a-Dentro
Vida selvagem de classe mundial, no rio Tejo!

Não há nada melhor do que ter poucas expectativas para um programa como o que prometiamos...

A observação da natureza, num barco, segue dois axiomas:

1º >> O Rio tem sempre razão;
2º >> Os animais em estado selvagem não gostam de ser vistos.

O primeiro dos axiomas foi claramente aceite assim que chegamos ao Escaroupim. Eram 10 da manhã e o rio estava em maré baixa. Resultado prático: Um barco no lodo a descansar no cais.

Aguardamos pacientemente pela chegada da preia-mar e o "acordar" da embarcação", que se previa para a hora seguinte. Um barco que dentre as suas particularidades, se destaca o facto de ser eléctrico, permitindo ouvir o barulho do silêncio e ter uma boa aproximação às aves e um "calado" (parte do barco que fica submersa) baixinho, para explorar canais do rio que de outra forma não seria possível...

Entretanto, a cortesia dos elementos da Rio-a-Dentro permitiu ao grupo ter um pequeno-almoço reforçado numa esplanada junto ao rio e uma visita à casa-museu que serve de símbolo à construção típica da zona.

A tal hora passou num instante...

Já instalados, zarpamos em direcção à juzante do rio passando pela famosa ilha das garças, a ilha fluvial com maior riqueza de aves de toda a europa e uma das maiores do mundo como podem ver pelas imagens.

Passamos também pela ilha dos cavalos, com os dóceis animais alheios a tudo e seguimos em direcção à Ponte D. Amélia, construção do atelier de Gustav Eiffel.

No regresso, guiados pelas crianças que puderam pegar no leme, passamos pela aldeia típica de Valada, a aldeia piscatória da Palhota e ainda deu tempo para explorar alguns percursos "nunca d'antes navegados"!

A repetir!

Para usufruirem destes passeios noutras ocasiões, podem consultar o nosso parceiro Rio-a-Dentro, na área de parceiros.

Por Pedro Ferreira, 19-05-2011




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos