Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Visitas Guiadas >

imprimir
Crónica da visita guiada ao Museu de Art-Déco
Uma colecção magnífica

Um espólio de excepção, que o comendador reuniu no seu museu privado dedicado à art-déco, conservado e apresentado num edifício expressamente remodelado, ao Calvário.

Ali pudemos ver as requintadas produções das artes decorativas ocidentais entre os anos 20 e 50, aproximadamente, objectos que nos são familiares e que em versões mais simples fizeram parte dos interiores das casas onde vivemos e crescemos. As peças de mobiliário e de decoração, as pinturas e esculturas, os vidros e tantas outras obras que integram a colecção Berardo são, sem dúvida, do melhor que então se fazia, realizadas em materiais nobres por artistas consagrados: madeiras exóticas, marfim, metais ricos, tartaruga, madrepérola…

A exposição organiza-se como um percurso doméstico por uma casa rica, que culmina, aliás, na antiga cozinha. E, no fim, o simpático convívio de sábado de manhã foi selado em torno de uma prova de alguns dos vinhos emblemáticos das produções de Joe Berardo, todos excelentes.

Não há notícia de problemas com os nossos associados após esta digressão alcoólica matinal, que parece terem chegado pacificamente a suas casas.

Por Miguel Silva, 13-05-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos