Tudo começou na sexta-feira anterior à realização da prova, agendada para o Domingo, com a Protecção Civil a lançar avisos de mau tempo para o fim-de-semana…
No Sábado, essas ameaças não se concretizaram, tendo havido apenas alguns chuviscos durante a manhã, pelo que foi possível levantar o kit de participante sem percalços e dar um passeio pela vila de Melgaço, seguido de um belo repasto.
No Domingo, o dia amanheceu com sol, pelo que às 9 horas da manhã estavam na linha de partida os cerca de 1400 inscritos nas várias distâncias que constituíam a prova: 73, 103 ou 127 km.
Os primeiros 30 quilómetros, que ligavam Melgaço a Monção, decorreram de forma tranquila, com a meteorologia e o percurso maioritariamente plano a favorecerem os participantes.
Ao chegar a Monção é que tudo se complicou: a chuva e os ventos fortes resolveram aparecer, e o que estava a ser uma jornada agradável tornou-se num dia duro.
Nos últimos 40 quilómetros, apanhámos alguns dilúvios, que coincidiram com as partes mais duras do trajecto, o que fez vários participantes optarem por alterar a distância que iriam percorrer para a mais curta, tendo concluído o Minifondo (de 73 km) 553 ciclistas.
Apesar das contingências (uma vez que, além do mau tempo, também me saltou a corrente a meio da prova e fiz os 3 quilómetros finais com cãibras em ambas as pernas!) acabei por ficar bastante satisfeito com a minha prestação final, ao concluír os 73 km no lugar 308.º, em 2.51h.
Por Manuel Correia, 8-11-2023
|
|