Cerca de três dezenas de pescadores, vindos do Norte, Centro e Sul, concentraram-se em Troia para disputar a final nacional de Surfcasting.
Embora a chuva se tenha feito sentir durante a noite, o dia amanheceu soalheiro, com vento fraco e temperatura amena.
O mar com ondulação fraca, como é habitual nestas praias e as águas com pouca transparência prometiam um bom dia de pesca e, na verdade, a grande maioria dos concorrentes não sairia decepcionado.
Iniciada a prova, rapidamente se concluiu que os alcorrazes e pequenos sargos eram abundantes na zona e, encontrando-se a distância certa de pesca, as capturas foram saindo a bom ritmo. Mas, mais uma vez, a pesca mostrou ser pródiga em surpresas e o aparecimento de algumas corvinas veio permitir aos mais sortudos distanciar-se claramente na classificação.
O nosso grupo desportivo esteve representado pelo Rui Nunes, da zona Centro e pelo Carlos Brandão e José Duarte, da zona sul. Embora com pescas razoáveis, pelo facto de não terem tido sorte com as corvinas, acabaram classificados a meio das suas zonas.
Acabou por ser um bom dia de pesca, desportivamente bem disputado e que vale principalmente pelo reencontro de velhos amigos e pelos momentos de convívio.
O dia acabou num restaurante na zona da Carrasqueira onde, com a presença dos pescadores, Comissão Organizadora e membros das Direções dos três Sindicatos, se comeu, bebeu, trocaram opiniões e se distribuiu os troféus aos melhor classificados.
Por José Duarte, 23-10-2023
|
|