|
|
Página Inicial > Cultural >
Em Cartaz
Vá ao Teatro
Teatro da Trindade
Sala Cármen Dolores
A Peça para Dois Atores
De 27 de Abril a 25 de Junho De quarta-feira a sábado às 21.00h Ao domingo às 16.30h
A narrativa encerra uma peça dentro de uma peça. Dois irmãos, ambos atores, que andam há demasiado tempo em digressão, são abandonados pela restante companhia e vêem-se confrontados com uma plateia que aguarda pela representação de A Peça para Dois Atores. À medida que a peça dentro da peça se desenrola, a linha entre a realidade e a ilusão torna-se cada vez mais ténue e os irmãos são obrigados a lidar com os seus próprios fantasmas, num jogo trágico-cómico que os conduz ao limite. Parcialmente autobiográfica, a relação dos irmãos é uma reminiscência da própria relação de Williams com a sua irmã, Rose, que passou grande parte da sua vida numa instituição psiquiátrica e a quem ele era muito chegado.
A peça fala-nos de saúde mental e de confinamento forçado, temas que nos são assustadoramente familiares e que justificam plenamente a revisitação deste texto tão especial.
De: Tennessee Williams Tradução e encenação: Diogo Infante Cenografia e figurinos: Marta Carreiras Desenho de luz: Miguel Seabra Intérpretes: Luísa Cruz e Miguel Guilherme Produção: Teatro da Trindade INATEL
Descontos: (Maiores de 65 anos, sócios do Inatel e pessoa com deficiência e acompanhante): 10% Informação sobre descontos e reservas: e-mail: bilheteira.trindade@inatel.pt; telefone: 21 342 00 00
Teatro Aberto
O Filho De 15 de Abril a 18 de Junho De quarta-feira a sábado às 21.30h Ao domingo às 16.00h M/16 anos
Pedro e Ana separaram-se. Nicolau, o filho adolescente, cai numa profunda tristeza, falta à escola, sente-se perdido, não está bem consigo próprio nem com ninguém. Pedro tem uma nova mulher, Sofia, e um filho bebé. Confrontado com os problemas de Nicolau, Pedro dispõe-se a acolher o filho na nova família e a dar-lhe atenção e apoio. No entanto, a experiência de vida, a boa vontade e os bons conselhos dos adultos não chegam para ajudar Nicolau a sair da depressão em que se encontra.
De onde virá tanto sofrimento? Quem poderá compreendê-lo e apaziguá-lo? Os pais? Os médicos? O filho? Ou será que não há explicação nem remédio para um mal tão obscuro? Na sua peça O Filho (2018), o dramaturgo e realizador francês Florian Zeller centra-se na teia complexa das relações familiares para reflectir sobre os mistérios insondáveis da mente e a dificuldade em crescer e encontrar um sentido para a vida.
Versão: João Lourenço, Vera San Payo de Lemos Dramaturgia: Vera San Payo de Lemos Encenação e cenário: João Lourenço; Figurinos: Lia Freitas Interpretes: Cleia Almeida; Paulo Oom; Paulo Pires; Pedro Rovisco; Sara Matos; Rui Pedro Silva Descontos para jovens e seniores. Informação na bilheteira. Telefone. 21 388 00 89
Teatro Politeama
Revista É sempre Revista
Até 31 de Maio De quarta-feira a sábado às 21.00h Ao sábado e ao domingo às 17.00h
A superprodução de Filipe La Féria é uma homenagem à revista à portuguesa que inclui os melhores números de sempre num espectáculo alegre e feliz, e uma crítica mordaz e inteligente a tudo o que se passa no nosso país num divertido tributo aos grandes actores e actrizes que, durante gerações, fizeram rir e emocionar o povo português.
Com um elenco jovem e talentoso de artistas, cantores, bailarinos e uma orquestra ao vivo, este espectáculo reúne os maiores artistas da nova geração, como Anabela, FF, Paula Sá, a atracção do fado Filipa Cardoso, Filipe de Albuquerque, João Frizza, Élia González, Jonas Cardoso, Filipa Azevedo, Paulo Miguel Ferreira, Paula Ribas e um excepcional grupo de bailarinos e bailarinas. Contacto por telefone através dos números 21 340 57 00 ou 96 440 90 36 para reservar os bilhetes e garantir a disponibilidade de sala.
Teatro Maria Matos
O Rei Zarolho De 7 de Abril a 28 de Maio De quinta-feira a sábado às 21.00h Ao domingo às 17.00h
Uma comédia-negra escrita e encenada por Marc Crehuet. Um jantar de casais, organizado por duas amigas que há muito não se vêem, com o propósito de conhecerem os respectivos parceiros. Lídia mora no bairro dos subúrbios onde cresceu, está desempregada e namora com David, um polícia do corpo de intervenção. Sandra é uma intelectual que saiu do bairro há muitos anos e está apaixonada por André, um realizador de documentários a enfrentar um período conturbado, após ter perdido um olho durante um ataque da polícia numa manifestação. Apesar de navegarem em esferas opostas da estrutura social, ao longo do jantar é revelado que David e André têm um passado recente em comum. No meio da incerteza da vida, as personagens procuram encontrar respostas e dar sentido às coisas, de olhos vendados num mundo caótico onde a lógica lhes escapa por entre os dedos. Texto e encenação: Marc Crehuet Tradução: Ana Rita Sousa Cenografia: Joana Sousa Interpretes: Benedita Pereira, Dinarte Branco, Diogo Morgado, Jorge Mourato e Susana Blaze Bilhetes entre 20 e 18 euros Mais informação pelo telefone 21 362 16 48
Por Pilar Batoréu, 7-05-2023
|
|
|