Realizámos 28 provas nas quais participaram 19 atletas, distribuídos pelos campeonatos internos e interbancários de Mar, Rio, Surfcasting e Alto-Mar.
O Campeonato Interno de Mar foi o primeiro a começar e o último a acabar. Teve a participação de 8 atletas, e o campeão foi o Fernando Costa com 9,330 kg de pescado, seguido pelo Jorge Couto e pelo Mário Santos. As pescarias realizaram-se num novo local na ria de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, com um excelente acesso, ideal para a nossa idade, e o Pedrosa presenteou-nos com dois belos exemplares de peixe-porco.
No Campeonato Interno de Rio, o vencedor foi o Victor Barreto, com 71,830 kg. Em segundo e terceiro ficaram o David Oliveira e o Jorge Couto, respectivamente. Esta época ficou marcada pela seca, o que nos condicionou nos locais a escolher, pelo que tivemos de repetir a Quinta da Boavista. Felizmente este local tem sempre muito peixe. A novidade neste ano foi a ida a Fafe pescar trutas. Foi um sucesso. Em 2023 iremos repetir.
Nos campeonatos interbancários regionais conseguimos pôr atletas nos pódios de todos e apurámos atletas para todas as finais nacionais, com o Pedro Veiga a estar em destaque com o 3.º lugar na final de Mar.
Na classificação geral, somatório de pontos dos diversos campeonatos, o vencedor absoluto foi o Jorge Couto, o Mário Santos ficou em segundo, e o David Oliveira em terceiro, sendo que só na última prova se encontrou o campeão. Foi mesmo «até ao lavar dos cestos».
Para este ano de 2023 prevemos iniciar a época em Fevereiro se o tempo o permitir, e provavelmente iremos realizar o Interno de Alto-Mar, na zona Norte, que tinha sido interrompido por causa da pandemia.
O Grupo Desportivo agradece e aplaude a participação e o empenho dos atletas nos diversos campeonatos.
Boas pescarias para todos.
Por Jorge Couto, 9-02-2023
|
|