No sábado, dia 11 de Dezembro, ocorreu o encontro dos caminheiros no parque de estacionamento da Efanor, em Matosinhos, às 7.15h, como já vinha sendo hábito. Partimos, logo em seguida, com o objectivo de chegar a terras espanholas, retomando o percurso com vista a Santiago de Compostela.
Pelo caminho parámos em Vila Nova de Cerveira, pelas 9.00h, com o propósito de tomar o pequeno almoço.
Na viagem não fomos presenteados com a crónica da etapa anterior, dado que o caminheiro/a estava ausente. Fomos acompanhados sempre com nevoeiro, o que provocou no grupo uma sonolência, abalada só com um chamamento à nossa Querida e Doce Líder Rosa Maria: aí tudo alterou!
Pelas 9.40h chegámos ao destino: Hotel Penhasco, em Oia. Depois da tradicional fotografia de grupo e da oração a Santiago partimos.
Deixámos para trás a povoação piscatória de Oia e seguimos caminho sempre junto a penhascos. Este percurso foi penoso, pelo seu serpentear, ora para trás, ora para a frente… no entanto, acompanhados por belas paisagens sempre ao longo do mar!
Cruzámo-nos com cavalos a pastar com as suas belas capas de tecido e com o miradouro do Monte Alto, com uma vista magnífica.
Por fim, mesmo a chegar às portas de Baiona, almoçámos, tendo por companhia 2 cavalos que se encontravam no outro lado da estrada.
Após o almoço o grupo dividiu-se. Uns optaram por fazer um desvio para ir conhecer a Virgem de La Roca, os outros elementos preferiram seguir a rota traçada.
Esta estátua de 15 metros de altura representa a Virgem segurando um barco mirador na mão direita e localiza-se num parque florestal a 100 metros sobre o nível do mar. A vista é de cortar a respiração!
Às 13.20h chegámos a Baiona. Aqui fizemos a pausa para o café em frente ao Castelo de Monterreal. Hoje encontra-se requalificado como Parador Nacional de Turismo Conde de Gondomar. Os seus fortes muros defensivos resistiram ao ataque do corsário inglês Francis Drake, que desembarcou aqui no ano de 1585.
À saída de Baiona pudemos desfrutar, durante alguns quilómetros, da belíssima paisagem da zona especial de conservação A Ramallosa. Durante este caminho observámos a ponte românica, de grande beleza. Não esquecer que ainda houve tempo para certos caminheiros se divertirem num baloiço gigante! Esclareço, digo «certos» uma vez que estava incluído o nosso Grande Líder: O Caldas!
Seguimos caminho fora entrando no concelho de Nigrán, com as suas belas e extensas praias.
Na praia América parámos junto à escultura Balmi, em frente ao monte Lourido. Esta escultura foi realizada por Retoque Retro, associação que defende a arte e o meio ambiente e consiste num barco feito de plástico e resíduos recolhidos nas costas galegas durante o ano de 2021.
Continuámos a percorrer o extenso areal, de cerca de 2 km, de areias finas da praia América, logo seguida da praia de Panxón e finalmente da praia dos Patos. Aqui terminámos a nossa caminhada proposta para este dia, que começou com um intenso nevoeiro e terminou com um sol tímido!
Chegámos pelas 15.45h, estávamos exaustos, mas felizes pelo dever cumprido e pela camaradagem de que mais uma vez desfrutámos!
Obrigada a todo grupo pela simpatia sempre dispensada!! :)
Por Fátima Cruz, 6-2-2022
|
|