Se há lugares onde se celebra a vida no Reveillon, um desses lugares só pode ser a ilha da Madeira. No fim do ano comemorámos o fim de mais um ciclo de 365 dias vividos tão intensamente quanto a memória nos permitiu. Nesta ilha do Atlântico desfrutámos de um dos mais clássicos e espectaculares reveillons do mundo. Uma elipse de fogo-de-artifício de 6 quilómetros de extensão e 2,7 quilómetros de largura em torno da cidade do Funchal assinalou, à meia-noite, a entrada do ano de 2011.
Mais de cem mil pessoas, entre locais, turistas, e passageiros e tripulantes em trânsito nos oito paquetes que escalaram o porto do Funchal assistiram a este espectáculo inesquecível.
Pela meia-noite, o mar e o céu encheram-se de estrondos, de fogos-de-artifício de mil cores, de luz e de esperança, para dar as boas-vindas ao novo ano, num ambiente de grande alegria, festa e emoção. A baía em forma de anfiteatro, decorado com mais de 250.000 lâmpadas, que se estendem pelas encostas acima, foi o cenário ideal para este espectáculo.
A Guinness World Records, entidade que atesta os recordes atingidos ao nível mundial, atribuíu ao fogo-de-artifício do Reveillon da Madeira o título de “Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo“ e não foi por acaso.
A passagem do fim do ano na Madeira é um espectáculo inesquecível!
Por António Vale, 25-01-2011
|
|