Esta é a nossa primeira participação na Liga Master da Federação Portuguesa de Basquetebol, que vai na sua 5.ª edição e que conta com 8 equipas, além de nós: AD Sanjoanense, Beira-Mar, Clube Galitos, CP Esgueira, GD Gafanha, Maia Basket e UD Oliveirense.
Calhou-nos em sorte que os dois primeiros jogos fossem contra as equipas teoricamente mais fortes da competição, o CP Esgueira e o Clube Galitos, que foram o vice-campeão e o campeão da época passada.
Como era de esperar, tivemos inúmeras dificuldades nesses dois jogos iniciais. Para além do favoritismo dos adversários, tivemos de lidar com o “choque” de uma nova realidade competitiva, onde o ritmo a que se joga, os critérios arbitrais e a valia técnica e táctica dos adversários nada têm que ver com aquilo a que estávamos habituados.
Deste modo, as pesadas derrotas que sofremos (72-44 em Esgueira e 66-27 no Galitos), serviram como um “baptismo de fogo” para a nossa equipa, que retirou daí várias lições para o resto da competição.
Isso foi visível no terceiro jogo, contra o Maia Basket, uma equipa que se reforçou e se apresentou no CLIP ainda sem registo de derrotas. Num jogo bem jogado de parte a parte, conseguimos manter o equilíbrio quase até ao fim, mas claudicámos na parte final e perdemos por 65-81.
Por Manuel Correia, 6-05-2020
|
|