Gosta de Legos, de inventar construções e robôs. Por esse motivo é há vários anos membro voluntário da equipa de avaliação de projectos da First Lego League Portugal, que organiza anualmente uma competição de robótica com o objectivo de criar nas crianças e jovens o gosto por STEM (science, technology, engineering e mathematics).
É ainda voluntária no Banco BPI nas equipas de avaliação dos prémios BPI La Caixa há vários anos, tendo tido a oportunidade de participar nos vários segmentos que o prémio beneficia.
Apesar de tudo isto, e como gosta de criar histórias e de as ilustrar, ainda encontrou tempo para lançar mãos à obra de modo a oferecer a alguns meninos a possibilidade de terem contacto com a história, a vida e os feitos de D. Afonso Henriques, de forma inovadora e criativa.
Apresentando um trabalho delicioso para qualquer criança, a mensagem que a Sandra nos oferece na contracapa do seu livro é algo que, sendo importante para os miúdos, não consegue deixar indiferente nenhum graúdo.
Escreveu ela…
«D. Afonso Henriques sabia o que não queria. Não queria pertencer ao reino de Leão. E sabia o que queria. Queria conquistar e ser dono do seu caminho e do seu destino. Lutou mais do que todos à sua volta e conseguiu.
«Sermos donos do nosso destino, lutarmos por ele e não desistirmos dos nossos sonhos é importante. Todos nós temos as nossas conquistas.
«Sejam grandes ou pequenas, são nossas! Pode ser difícil, pode demorar tempo a lá chegar, podemos ter de trabalhar muito, mas os obstáculos estão lá para serem ultrapassados e não para nos barrar o caminho.»
E é esta a mensagem que se pretende passar às crianças e até aos adultos. v Só temos de o libertar e sermos o Conquistador do nosso destino!
Leia a entrevista a Sandra Catarino no ficheiro em anexo.
Por Rui Duque, 5-11-2019
Anexos:
Entrevista a Sandra Catarino
|
|