O campeão nacional de pesca de mar é o Artur Silva, que conseguiu superiorizar-se a todos os adversários e vencer com brilhantismo esta final. Colectivamente conseguimos o segundo lugar, com a equipa constituída pelo Artur, o Brandão e o Duarte.
A prova desenrolou-se no litoral de Peniche, e o tempo desta vez não esteve do lado dos pescadores. Muita chuva no início, vento forte com direcção incerta e mar muito agitado foram as condições que as três dezenas de concorrentes tiveram de enfrentar.
Além da dificuldade em encontrar um local que permitisse pescar com segurança, também a quantidade de peixe junto à costa era muito escassa, e o peixe apresentado à pesagem foi a confirmação. O total do pescado ficou-se por algumas dezenas de tainhas e sargos de pequeno porte, e diversos pescadores apareceram de saco vazio.
O Artur Silva acabou por ser quem melhor lidou com a situação, arriscou pescar num local pouco escolhido, na zona da Papoa, perto do sítio onde ocorreu a concentração, e viu a vitória sorrir-lhe. Era um objectivo que perseguia há anos e que finalmente conseguiu concretizar.
Depois de trocadas as roupas encharcadas, os pescadores, acompanhados por dirigentes sindicais e membros da comissão organizadora, jantaram num restaurante da região, onde se conviveu durante algumas horas e se distribuíram os troféus aos mais bem classificados.
Por José Duarte, 5-11-2019
|
|