Apesar de ser já a 6.ª edição desta corrida, foi a primeira vez que participei. Mas mais do que a corrida em si, o que me motivou foi a possibilidade de fazer um treino adicional com vista à Meia-Maratona do Porto, agendada para o fim-de-semana imediatamente a seguir.
Isto porque, além da necessidade de percorrer distâncias, é também importante recriar e familiarizar com o cenário que ocorre nos dias de prova, o acordar com tempo para fazer a alimentação correcta, o aquecimento adequado, o timing de comparência no local da partida, o ambientar/adaptar à moldura humana presente… E esta prova permitiu-me tudo isso!
A partida e a chegada aconteceram no terminal de cruzeiros, e o tiro de partida foi dado com uma banda sonora especialmente escolhida para o efeito, a música Contentores, dos Xutos e Pontapés. e seguiram-se 10 km corridos maioritariamente dentro do Porto de Leixões.
Em termos classificativos, a prova acabou por decorrer dentro das minhas expectativas, e cortei a meta com um tempo líquido de 50 minutos e 38 segundos, que me permitiu ficar na metade superior da classificação.
No final, para combater o calor intenso que se fazia sentir, a organizou brindou-nos com vários stands de distribuição de bebidas, sendo o mais concorrido o que oferecia… «Cerveja Grátis!!»
Por Manuel Correia, 3-11-2019
|
|