Realizou-se a 14.ª edição da EDP Meia-Maratona do Douro Vinhateiro, que teve lugar no coração do Douro Vinhateiro, a região demarcada mais antiga do mundo, património mundial da humanidade.
À terceira foi de vez – após duas desistências, em anos anteriores, por lesão, finalmente tive oportunidade de participar e viver a minha melhor experiência de corrida.
Tive a noção, pela primeira vez, da dimensão do evento, quando só consegui alojamento numa unidade de turismo rural, em Ucanha, a cerca de 25 km do Peso da Régua.
Chegados ao Peso da Régua, reforcei a percepção da grandeza do evento, perante a quantidade de pessoas a circular nas ruas e das filas para levantar o dorsal, no Museu do Douro.
Chegado ao dia, percebi que não tinha percebido nada! A cidade estava inundada de pessoas, toda colorida com as cores do evento, numa azáfama doida para apanharem o transporte para o ponto de partida.
Eram milhares de pessoas. O tabuleiro da barragem estava cheio, e não parava de chegar gente. O tempo estava quente, mas agradável.
Dado o tiro de partida, iniciou-se a debandada e a viagem pelo vale mágico com o Douro e os socalcos como pano de fundo, num percurso praticamente plano e feito junto às margens.
Foi brutal! Adorei! E…, as garrafas de vinho oferecidas pela organização também não eram más!
Por Guilherme Pires, 4-08-2019
|
|