Conforme publicado no site do Grupo Desportivo, um grupo de sócios, realizou uma caminhada até Santiago de Compostela.
A primeira etapa foi de Valença do Minho até ao albergue de Mós, passando pela catedral de Tuy, ponte dos Febres e Porrinõ, num total de 24 km.
O segundo dia levou-nos até Pontevedra percorrendo cerca de 30 km, por entre aldeias lindíssimas e belas paisagens ligadas por antigos caminhos romanos.
Já com dois dias a caminhar ao terceiro dia chegámos a Caldas de Rei e após pequeno descanso, pudemos ao final da tarde repousar os pés num lavadouro colectivo (antigo facebook), com a água que provém das termas locais e atinge temperaturas de cerca de 40 graus. Para o jantar estava reservado um arroz de marisco confeccionado por um experiente caminheiro do grupo.
Sempre com o objectivo de terminar as etapas chegámos ao quarto dia a Teo, já só faltavam 15 km para atingir o objectivo desta etapa, que foi um pouco mais dura devido ao calor que se fez sentir e porque o percurso tinha zonas citadinas e campos agrícolas com pouco arvoredo.
Ainda o sol não tinha nascido no quinto dia e já estávamos a iniciar a ultima etapa que nos levaria a Santiago de Compostela. A chegada à Catedral foi muito comovente, pois tínhamos conseguido o objectivo para o qual nos tínhamos proposto.
Durante a manhã visitamos a Catedral, fomos solicitar a Compostela e assistimos á missa do peregrino.
Após o almoço foi o regresso a casa, com a vontade de repetir esta experiência que ao longo destes dias pôs à prova a nossa resistência física e mental.
Por José Caldas 3-06-2019
|
|